Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/04/2019-13h38

Udesc Esag está com inscrições abertas para bolsas de estudos da Fundação Botín nos EUA e Espanha

 
Bolsistas latino-americanos do programa de formação em serviço público da Fundação Botín, na Espanha - Foto: Reprodução
Estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem concorrer a bolsas de estudos para um curso intensivo de formação sobre função pública, com parte do programa nos Estados Unidos e parte na Espanha.

A Udesc Esag indicará estudantes de graduação com bom desempenho acadêmico e que se encaixem nos critérios estabelecidos. Eles passarão então por um novo processo seletivo, a cargo da Fundação Botín. As inscrições para concorrer à indicação podem ser feitas por formulário on-line, disponível no site da Udesc Esag.

Formação

A Fundação Botín, instituição espanhola dedicada ao desenvolvimento social e à educação, seleciona estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público. Os estudantes selecionados receberão bolsas para participar do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina.

O treinamento começa em 27 de outubro na Universidade Georgetown (um dos centros de referência global em serviço público), em Washington (EUA), e termina em 3 de dezembro, na Fundação Botín, na Espanha.

Inscrição

Os candidatos à bolsa devem ser indicados por universidades parceiras. Essas instituições, como a Udesc Esag, abrem seus próprios processos de pré-seleção, para escolher os alunos que serão indicados.

Os estudantes da Udesc Esag interessados em participar da pré-seleção devem se inscrever até 24 de abril, por meio de formulário on-line disponível em udesc.br/esag/intercambio/botin.

A Comissão de Ensino de Graduação do centro selecionará os candidatos entre os que atenderem aos requisitos do programa. Os aprovados nessa pré-seleção receberão uma carta de recomendação assinada pelo reitor da Udesc.

Com a carta do reitor, os estudantes classificados deverão se inscrever até 9 de maio no site da Fundação Botín, que fará a seleção final. A reponsabilidade por essa inscrição é exclusiva do aluno.

Requisitos

O programa é voltado para universitários jovens. São admitidos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 1999.

Para participar da pré-seleção, é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Udesc Esag. É necessário ter concluído entre 50 e 80% da graduação até 30 de setembro de 2019 e obter índice de aproveitamento (IA) igual ou maior que 8.

A Fundação Botín valoriza a experiência ou participação em associações estudantis, políticas ou sociais, cujo objetivo seja o desenvolvimento da sociedade por meio de políticas públicas e a realização de práticas profissionais em instituições públicas. Candidatos que contam com esse tipo de experiência devem enviar comprovantes ao fazer a inscrição para a pré-seleção.

Bolsa

A Fundação Botín cobre despesas de viagem, refeições, alojamento, seguro de saúde e deslocamentos dentro do programa. O bolsista não pagará o curso, mas também não receberá qualquer valor econômico. Os custos de deslocamento da casa do aluno até o aeroporto de saída ou chegada ao Brasil também não são cobertos pela bolsa.

Organização familiar espanhola criada em 1964, a Fundação Botín investe em educação, ciências e artes. Entre suas ações estão a promoção de programas de desenvolvimento e a oferta de bolsas de estudos internacionais em diferentes áreas de conhecimento.

Veja os documentos necessários e faça a inscrição em
udesc.br/esag/intercambio/botin


Saiba mais sobre o programa
no site da Fundação Botín.


Conheça outras oportunidades de bolsas em
udesc.br/esag/intercambio


Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8219.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bolsistas latino-americanos do programa de formação em serviço público da Fundação Botín, na Espanha
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8254
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC