Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

14/09/2021-17h48

Udesc Esag inaugura seu Espaço Inovador de Ensino com evento on-line nesta quarta

Sala poderá ser reservada para aulas que utilizem tecnologias ativas de ensino a partir de 8 de novembro - Foto: Ana Paula Menezes
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá a partir desta quarta-feira, 15, mais um Espaço Inovador de Ensino (Espine), desta vez no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Trata-se de uma sala de aula com design e recursos tecnológicos avançados, que atenderá às aulas dos cursos de Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas, além da formação de professores.

O Espine da Udesc Esag será inaugurado nesta quarta, às 17h30, durante reunião da gestão do centro com o Colegiado Discente, formado por representantes das entidades estudantis. A reunião, restrita presencialmente a poucas pessoas, em razão dos protocolos de prevenção da Covid-19, terá transmissão ao vivo pelo Teams, aberta a toda a comunidade acadêmica do centro. Haverá uma demonstração dos recursos que o Espine proporciona.

Assista aqui ao vivo à apresentação e inauguração do Espine
(quarta-feira, 15, às 17h30)

A partir da inauguração, o Espine está disponível para uso dos professores, mediante reserva prévia por meio do site da Udesc Esag. A partir de 8 de novembro, quando várias disciplinas dos cursos de graduação do centro passarão a oferecer aos alunos a opção de participação presencial nas aulas, o espaço poderá ser reservado para aulas que utilizem tecnologias ativas de ensino. Mas antes dessa data, o uso já pode ser agendado para outras atividades, como gravações de vídeos. 

A sala fica no piso superior do prédio da Udesc Esag, no corredor onde estão também as salas da Direção. Depois de reservar no site o uso do Espine, o professor deve comparecer pouco antes do horário marcado à Sala dos Professores, no mesmo andar, para solicitar a abertura do local. Ao encerrar a atividade, os equipamentos cedidos devem ser devolvidos à Coordenadoria de Informática (Cinf) e conferidos.

Acesse aqui o agendamento para uso do Espine

O projeto da Udesc Esag foi um dos aprovados no segundo edital de apoio à implantação desses espaços na universidade. O investimento destinado ao centro foi de quase R$ 300 mil. O projeto foi proposto pela Direção de Ensino de Graduação, ouvidas sugestões dos departamentos. A ideia é ter um espaço compartilhado e interdisciplinar para uso comum dos cursos de graduação e para a formação continuada dos professores.

“O objetivo é propiciar um ambiente onde os professores se sintam à vontade para incorporar tecnologia em suas estratégias de ensino, para que sejam capazes de criar e combinar recursos que possibilitem o desenvolvimento de cada estudante, valorizando suas habilidades e necessidades”, explica a diretora de ensino de graduação da Udesc Esag, professora Ana Paula Menezes Pereira.

Além da Direção de Ensino de Graduação, a reunião presencial que inaugura o Espine terá a participação da Direção-geral, das chefias dos departamentos (Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas), do Diretório Acadêmico (Daag) dos centros acadêmicos dos três cursos (Caemp, Cacij e Cade), da Atlética, Esag Júnior, Clube de Finanças e Enactus Esag Udesc.

Mais informações

Mais informações sobre o Projeto Espine podem ser obtidas em udesc.br/proreitoria/proen/espine, ou com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h