Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

22/10/2025-17h13

Udesc Esag lança iniciativa pioneira para ensinar crianças a lidar com dinheiro

Projeto Din-Dim inclui parceria com Instituto Brasileiro de Finanças

Projeto aposta em metodologia lúdica de modo a facilitar o processo de aprendizagem sobre educação financeira. Fotos: Ingrid Borba
Ensinar crianças a lidar com dinheiro vai muito além de explicar como poupar ou gastar. Trata-se de um processo formativo que contribui para que compreendam, desde cedo, a importância das escolhas, dos valores e das responsabilidades. Com esse propósito, o Projeto Din-Dim, desenvolvido em parceria com a professora Marianne Z. Stampe do curso de Economia do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aposta na educação financeira como ferramenta de formação cidadã. Voltado para crianças da educação infantil, de quatro a seis anos, o projeto foi implantado em 2025, com recursos da Fapesc, e idealizado pela economista Laura Pacheco, egressa da Udesc Esag. A coordenação técnica é da professora Marianne Z. Stampe.

“Há um tabu em torno da ideia de falar de dinheiro com as crianças. Mas nós mostramos com esse projeto que não só é possível, como necessário”, resumiu a egressa da Udesc Esag e idealizadora da ideia, a economista Laura Pacheco, que está à frente do Instituto Brasileiro de Finanças.

Laura comentou ainda sobre o alto índice de endividamento entre a população brasileira destacando que a raiz do problema muitas vezes está na falta de educação financeira. “O Brasil tem uma das maiores taxas de endividamento. Isso reflete uma cultura onde a tomada de decisões financeiras é feita, muitas vezes, sem preparo. Se começarmos cedo, com uma abordagem adequada à linguagem infantil, conseguimos mudar esse cenário no longo prazo”, afirmou.

Ela também explicou que o Projeto Din-Dim utiliza materiais lúdicos para ensinar conceitos como planejamento, consumo consciente, trocas e até noções de poupança. “Não estamos ensinando investimentos para crianças pequenas. O objetivo é estimular a autonomia, a responsabilidade e o entendimento de que escolhas têm consequências”, completou.

A coordenadora técnica do projeto, professora Marianne Z. Stampe, reforçou que a iniciativa tem respaldo pedagógico. “A educação financeira, quando integrada ao currículo desde a primeira infância, contribui para o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas fases cognitivas e emocionais. Estamos formando pequenos cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro”, afirmou.

NEIM Pequeno Príncipe inova com minicidade pedagógica

O Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Pequeno Príncipe, no bairro Campeche, no Sul da Ilha, é a primeira unidade a implantar uma minicidade, inovando na sua aplicação. O projeto tem a aprovação da Secretaria de Educação de Florianópolis e do Comitê de Ética em Pesquisas da Udesc. A atividade no NEIM envolveu a criação de uma minicidade de modo a favorecer a aprendizagem sobre o uso cotidiano do dinheiro de maneira lúdica entre as crianças. Deste modo, sob a orientação das professoras da escola e com o apoio das famílias, as professoras, junto com a participação das crianças, criaram uma estrutura que simula uma cidade.

As crianças utilizam a estrutura da minicidade como um espaço de brincadeira, no qual vivenciam situações cotidianas envolvendo o uso do dinheiro. Ao “frequentarem” locais como supermercado, sorveteria, aeroporto e pipoqueiro, elas experimentam de forma prática e lúdica conceitos como escolha, troca, planejamento e valor.

Cada atividade é orientada pelas professoras, que conduzem as interações para que as crianças possam compreender, no seu ritmo e linguagem, os significados e as consequências de decisões financeiras simples. A proposta é que, por meio da brincadeira, desenvolvam noções iniciais de responsabilidade, cooperação e pensamento crítico.

Visita ao NEIM reuniu estudantes e professores da Udesc Esag

Na última terça-feira, 14, a professora Marianne organizou, através de seu projeto de extensão de Finanças Comportamentais, uma visita ao NEIM para encaminhar as ações do projeto. Três estudantes do curso de Economia e uma aluna de Pedagogia participaram das atividades, além da idealizadora Laura Pacheco e a professora Marianne. A atividade envolveu também crianças neuro divergentes que responderam de maneira positiva à experimentação.

A estudante Júlia Luz, do 4º semestre do curso de Economia da Udesc Esag destacou a animação em participar do encontro: “É muito gratificante poder devolver à comunidade todo o investimento feito na nossa formação, me sinto muito feliz em contribuir”, comemorou, destacando a intenção de escrever um artigo científico sobre o tema com os colegas e a professora.

Metodologia inovadora e impacto ampliado

O projeto Din-Dim busca desenvolver uma metodologia piloto de educação financeira, pensando especialmente para a primeira infância. Mais do que ensinar a economizar, a iniciativa quer estimular a tomada de decisões conscientes, o autocontrole e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida.

Além das crianças, pais e educadores também serão capacitados por meio de palestras e treinamentos, respectivamente, para aplicar a metodologia de forma efetiva. A proposta é que o aprendizado não se limite à sala de aula, mas se estenda ao ambiente familiar e escolar, fortalecendo a formação emocional e social das crianças em torno do tema do dinheiro.

Projeto teve resistências, mas é visto como um presente

A coordenadora de projetos do NEIM, Cintia Lens, relembra que, no início, houve certa resistência em relação à proposta, principalmente por receio quanto à adesão das crianças. “Nos perguntávamos como abordar educação financeira na infância sem estimular o consumo. Essa parceria veio como um presente”, afirma. Ela destaca que o projeto trouxe uma abordagem centrada no consumo consciente, o que ampliou a perspectiva de trabalho com os pequenos.

“Uma criança é um adulto em construção, eles têm consciência” enfatiza a gestora Fabiana Moreira, que responde pela direção do NEIM e destaca a brincadeira como eixo central do espaço.

Valentina Ruschel Rempel é estudante do quatro semestre de Pedagogia da Udesc e também participou da visita ao NEIM Pequeno Príncipe. Ela foi motivada pelo interesse pelas práticas pedagógicas e se surpreendeu: “Como estudante e futura professora, achei o projeto de grande importância. No nosso curso, estudamos muito sobre a independência das crianças e a importância de aprender brincando”.

Para ela, a minicidade projetada pelas crianças permite a introdução do aprendizado sobre lidar com o dinheiro de maneira lúdica e divertida. “Fiquei muito feliz pela oportunidade que me foi dada para visitar o projeto e que ele tenha um grande futuro pela frente”, desejou.

Com base nos resultados promissores da primeira aplicação, o projeto já planeja sua expansão para outras regiões da cidade , ampliando o alcance da educação financeira cidadã desde os primeiros passos.

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h