Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

15/08/2019-14h23

Udesc Esag rebebe inscrições até dia 27 para bolsas de estudo no exterior a estudantes de graduação

Universidade de Quebec em Montreal, no Canadá, está entre as opções de destino - Foto: Divulgação
Estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever até 27 de agosto para se candidatar a duas bolsas de estudos no exterior. As bolsas são oferecidas pelo Programa de Mobilidade Estudantil (Prome) da Udesc para que alunos de graduação façam o semestre letivo 2020/1 numa universidade conveniada fora do país.

Os dois estudantes da Udesc Esag a serem contemplados terão direito, cada um, a passagens aéreas de ida e volta, seguro-saúde no país de acolhimento e ajuda de custo de até seis parcelas mensais de 600 euros ou dólares.

As inscrições dever ser feitas por meio de formulário on-line disponível em udesc.br/esag/intercambio/prome. O resultado da seleção será divulgado até 2 de setembro.

Mais bolsas

O Prome teve o número de bolsas ampliadas neste semestre, de 12 para 18. A cada semestre, o programa oferece bolsas a 12 estudantes (um por centro). Mas o novo edital traz uma novidade: a possibilidade de que os centros da Udesc ofereçam uma bolsa adicional no processo de seleção, com recursos próprios.

Seis aceitaram a proposta. Além da Udesc Esag, oferecerão uma bolsa adicional os centros de Artes (Ceart), de Ciências Humanas e da Educação (Faed), de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) – os três também em Florianópolis – e os centros de educação superior do Oeste (CEO), com unidades em Chapecó e Pinhalzinho, da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, e da Região Sul (Ceres), em Laguna.

Requisitos

Podem concorrer às bolsas alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação. É preciso ter concluído todas as disciplinas da 1ª e 2ª fase, além de nota média nas disciplinas já cursadas superior à média do curso.

Não podem concorrer alunos que tenham uma reprovação por frequência ao longo da graduação ou mais de uma reprovação por nota num mesmo semestre. Também ficam de fora aqueles que já cumpriram mais de 80% do curso e os que já receberam alguma bolsa de mobilidade.

Inscrições

Antes de se inscrever, é preciso ler atentamente dois editais, um deles com regras gerais para toda a Udesc e outro específico para o processo seletivo na Esag. Ambos estão disponíveis em udesc.br/esag/intercambio/prome.

As inscrições de estudantes dos cursos de Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc devem ser feitas até 27 de agosto, por meio de formulário on-line disponível no site da Udesc Esag.

Neste edital, conforme rodízio feito a cada semestre entre os centros da Udesc, os estudantes da Esag estão entre aqueles que podem optar por fazer o intercâmbio em universidades conveniadas de países de língua portuguesa ou espanhola, se preferirem. No edital do primeiro semestre deste ano, os alunos do centro não podiam escolher esses países.

Mobilidade livre

Além do edital para as bolsas do Prome, está aberto o prazo para inscrição no Programa de Mobilidade Internacional Livre, que não dá bolsas, mas dispensa alunos de graduação de pagar matrícula e mensalidade na maioria das instituições conveniadas.

As inscrições podem ser feitas por formulário on-line específico, até 10 de setembro. As instruções e o link para o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII).

Mais informações

Mais informações sobre a bolsa do Prome e outras oportunidades de intercâmbio para alunos do centro podem ser obtidas em udesc.br/esag/intercambio, ou na Direção de Ensino de Graduação da Udesc Esag, e-mail deg.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8219.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Universidade de Quebec em Montreal, no Canadá, está entre as opções de destino
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h