Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

16/03/2020-15h37

Udesc Esag recebe inscrições até 3 de abril para bolsas de estudos da Fundação Botín na Espanha

Estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem concorrer a bolsas de estudos para um curso intensivo de formação sobre função pública, em outubro, com parte dos estidps na Espanha e parte na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

As pré-inscrições para estudantes da Udesc Esag podem ser feitas até 3 de abril, pela internet, em udesc.br/esag/intercambio/botin.

A Fundação Botín, instituição espanhola dedicada ao desenvolvimento social e à educação, seleciona estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público. Os estudantes selecionados recebem bolsas para participar do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina.

A etapa espanhola começa em 18 de outubro, em Santander, incluindo um treinamento ao ar livre no vale de Nansa e parte do Caminho de Santiago de Compostela. Os bolsistas terão aulas então em Madri, na sede da Fundação Botín, e na Universidade de Salamanca. O programa será encerrado em 3 de dezembro, já na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.



Inscrição

Os candidatos à bolsa devem ser indicados por universidades parceiras, como a Udesc, que para isso abrem seus próprios processos internos de pré-seleção.  Os estudantes da Udesc Esag interessados em participar da pré-seleção devem se inscrever até 3 de abril, por meio de formulário on-line disponível em udesc.br/esag/intercambio/botin.

Requisitos

O programa é voltado para universitários jovens, de qualquer área de conhecimento e de qualquer país da América Latina. Para o programa deste ano, são admitidos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2000.

Para participar da pré-seleção, é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Udesc Esag. É necessário ter concluído entre 50 e 80% da graduação até 30 de setembro de 2020 e obter índice de aproveitamento (IA) igual ou maior que 8.

A Fundação Botín valoriza a experiência ou participação em associações estudantis, políticas ou sociais, cujo objetivo seja o desenvolvimento da sociedade por meio de políticas públicas e a realização de práticas profissionais em instituições públicas. Candidatos que contam com esse tipo de experiência devem enviar comprovantes ao fazer a inscrição para a pré-seleção.

Pré-seleção

A Comissão de Ensino de Graduação do centro selecionará os candidatos entre os que atenderem aos requisitos do programa. Os aprovados nessa pré-seleção receberão uma carta de recomendação assinada pelo reitor da Udesc.

Com a carta do reitor, os estudantes classificados deverão se inscrever até 30 de abril no site da Fundação Botín, que fará a seleção final. A reponsabilidade por essa inscrição é exclusiva do aluno.

Bolsa

A Fundação Botín cobre despesas de viagem, refeições, alojamento, seguro de saúde e deslocamentos dentro do programa. O bolsista não pagará o curso, mas também não receberá qualquer valor em dinheiro. Os custos de deslocamento da casa do aluno até o aeroporto de saída ou chegada ao Brasil também não são cobertos pela bolsa.

Organização familiar espanhola criada em 1964, a Fundação Botín investe em educação, ciências e artes. Entre suas ações estão a promoção de programas de desenvolvimento e a oferta de bolsas de estudos internacionais em diferentes áreas de conhecimento.

Veja os documentos necessários e faça a inscrição em
udesc.br/esag/intercambio/botin

Saiba mais sobre o programa
no site da Fundação Botín.

Conheça outras oportunidades de bolsas em
udesc.br/esag/intercambio

Ouça o podcast Intercâmbio em
udesc.br/esag/intercambio/podcast

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8219.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h