Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

24/11/2021-18h28

Udesc Esag recebe inscrições para intercâmbio na ESPM, Fecap e FGV até sexta

 
Estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever até esta sexta-feira, 26, para vagas de intercâmbio durante o primeiro semestre de 2022 em três das principais faculdades do país nas áreas de Administração e Economia.

As opções são a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), todas em São Paulo.

Leia o edital e acesse o formulário de inscrições em udesc.br/esag/intercambio/espm_fecap_fgv.

Os estudantes de graduação da Udesc Esag podem escolher até duas das instituições para tentar o intercâmbio, desde que elas ofereçam vagas direcionadas ao curso em que o aluno está matriculado na Udesc Esag. São 10 vagas para a Fecap, 5 para a ESPM e 2 para a FGV.

Vagas conforme o curso:

Administração Empresarial
  • Fecap (5)
  • ESPM (3)
Administração Pública
  • FGV (2)
  • ESPM (1)
Ciências Econômicas
  • Fecap (5)
  • ESPM (1)

Requisitos

Antes de se inscrever, é importante verificar a compatibilidade entre os calendários acadêmicos da Udesc e da faculdade escolhida. O atual semestre letivo da Udesc, atrasado pela interrrupção no início da pandemia, tem parte das aulas em 2022.

Como as faculdades conveniadas já estão com o calendário normal, as aulas deste semestre letivo na Udesc poderão se sobrepor a parte do intercâmbio. Nesse caso, o intercambista pode perder créditos em disciplinas deste semestre em que já está matriculado na Udesc.

Podem se candidatar ao intercâmbio alunos estar regularmente matriculados em cursos de graduação da Udesc Esag que tenham concluído as duas primeiras fases. Também é preciso cumprir os requisitos exigidos pela instituição de destino.

Não podem se inscrever alunos que já estejam em fim de curso (aptos a concluir a graduação neste semestre). É preciso que o estudante retorne do intercâmbio ainda com carga horária a cumprir para integralizar o currículo. O candidato também não ter sido punido em processo disciplinar na Udesc.

Processo seletivo

Os candidatos serão ranqueados de acordo com seu desempenho nas disciplinas da graduação, conforme os parâmetros definidos no edital, classificando-se para as vagas os com melhores escores. No caso das disciplinas cursadas durante a pandemia (a partir de 2020/1), o cálculo considera apenas aqueles em que os aluno foi aprovado, ignorando eventuais reprovações.

O resultado do processo seletivo será divulgado em 1º de dezembro, no site da Udesc Esag.

O convênio prevê que os alunos da Udesc Esag não pagarão mensalidades a nenhuma das instituições durante o período de mobilidade estudantil. Mas eles terão que bancar suas despesas de viagem, alimentação e alojamento, além de providenciar seguro de vida para o período de intercâmbio.

ESPM

A ESPM é uma das escolas da área de negócios mais tradicionais do país. Foi fundada em 1951, em São Paulo, por um grupo de publicitários e empresários da mídia – entre eles Assis Chateubriand. Hoje, mantém campi também no Rio de Janeiro e Porto Alegre, somando cerca de 15 mil estudantes e oito cursos de graduação, além de pós-graduação.

A estudante Julia Serpa, do curso de Ciências Econômicas, esteve lá e relatou sua experiência ao podcast Intercâmbio:



Fecap

A Fecap é uma faculdade centenária, criada em São Paulo, em 1902, para ensinar contabilidade. Entre seus pioneirismos, está o primeiro curso de Ciências Econômicas do Brasil, aberto em 1932. Além de Contabilidade e Economia, mantém atualmente os cursos de Administração, Relações Internacionais, Relações Públicas, Publicidade e Secretariado Executivo.

O estudante Glauber Naue, do curso de Ciências Econômicas, esteve lá e relatou sua experiência ao podcast Intercâmbio.



FGV

Fundada em 1944, a FGV foi a primeira instituição de ensino da América Latina a oferecer cursos de bacharelado em Administração Pública e Administração Empresarial, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, a fundação oferece outros cursos, como Direito, Ciências Sociais e Matemática Aplicada, além de ter uma sede em Brasília.

A estudante Sofia Liz Santana esteve lá e relatou sua experiência ao podcast Intercâmbio.



Conheça mais oportunidades em
udesc.br/esag/intercambio

Mais informações podem ser obtidas na Direção de Ensino de Graduação da Udesc Esag, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8254 / 98843-2405
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h