Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

11/03/2020-11h17

Udesc Esag tem novo recorde de inscritos no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina

O Prêmio Boas Prática em Gestão Pública de Santa Catarina 2020 encerrou as inscrições nesta segunda-feira, 9, com 54 inscrições, um número superior ao da edição anterior (49), mesmo com o regulamento deste ano mais restritivo. O objetivo do prêmio, que será entregue no fim de maio, é identificar, reconhecer e disseminar iniciativas que contribuam para melhorar os serviços públicos.

O prêmio é promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Nesta terceira edição, a organização está a cargo da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado de Santa Catarina e parceiros, uma novidade deste ano.

“Nesta edição, os critérios foram mais restritos e rigorosos e, mesmo assim, recebemos 54 práticas de diferentes municípios catarinenses”, comemora o o presidente da Comissão Organizadora, Orlando Vieira de Castro Júnior, da Controladoria-Geral da União (CGU). “Acreditamos que a administração pública pode melhorar sempre. O Prêmio trará bons exemplos este ano. Será um grande evento”.

Para a professora Sulivan Fischer, da Udesc Esag, que liderou a comissão organizadora nas edições de 2016 e 2018, o número maior de inscrições mostra como há interesse de pessoas que trabalham com serviços públicos em disseminar suas boas práticas. “E o prêmio foi pensado justamente como uma oportunidade para isso, não só no evento que teremos no fim de maio, onde todos apresentam suas boas práticas, mas também em outras ações vinculadas ao prêmio, que promovem esse intercâmbio”.

Próximos passos

Agora, a Comissão Julgadora começa a análise das práticas inscritas para averiguar a elegibilidade. A relação com as práticas elegíveis será divulgada no dia 16 de março.  Os inscritos poderão recorrer desse primeiro julgamento entre os dias 17 e 29 de março. Já a lista dos finalistas está prevista para o dia 13 de abril e o evento de premiação será de 27 a 29 de maio.

O prêmio tem como tema "Transparência com cidadania", abrangendo práticas que promovem o engajamento de governantes e cidadãos na realização da transparência pública em três modalidades: gestão da saúde pública, gestão da educação pública e gestão de obras e serviços urbanos.

Nesta edição, foram definidas três categorias: municipal (órgãos públicos municipais), estadual e federal (órgãos públicos estaduais e federais) e uma terceira que inclui organizações da sociedade civil, empresas e profissionais autônomos. Todas as práticas precisam ser aplicadas em órgãos públicos ou organizações da sociedade civil, mesmo as feitas por empresas ou autônomos.

Premiação

A campeã geral ganhará uma visita a organizações públicas ou evento no exterior, de acordo com a área de atuação da prática vencedora. Essa premiação inclui uma inscrição no evento, se for o caso, uma passagem de ida e volta e hospedagem por três dias, além de troféu e certificado de reconhecimento.

Para o primeiro lugar em cada uma das categorias e das modalidades, o prêmio será uma visita a organizações públicas ou evento nacional, de acordo com a área de atuação da prática vencedora. O vencedor também leva troféu e certificado.

Para o segundo e terceiro lugares em cada uma das categorias e das modalidades, a premiação será troféu e certificado de reconhecimento. Todos os inscritos que atingirem a pontuação mínima para serem assim classificadas receberão o certificado do selo de “Boa Prática”, mesmo que não tenham ficado entre os três primeiros lugares em cada uma das categorias e modalidades.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/premio, ou pelo e-mail premiobp.esag@udesc.br.

Cronograma
  • Inscrições: encerradas em 9 de março.
  • Divulgação das práticas pré-qualificadas e elegíveis ao prêmio: 16 de março.
  • Recursos quanto à elegibilidade: 17 a 20 de março.
  • Divulgação das classificadas como “Boas Práticas” e dos finalistas: 13 de abril.
  • Evento de Premiação: 27, 28 e 29 de maio

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h