Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

17/03/2022-09h32

Udesc Esag tem pré-inscrições abertas para bolsa da Fundação Botín na Espanha

Estudantes dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) podem se inscrever até 15 de abril para concorrer a uma bolsa de estudos da Fundação Botín. A bolsa banca um curso intensivo de formação de jovens lideranças, com aulas na Espanha, Colômbia e Rio de Janeiro.

Os participantes são estudantes universitários latino-americanos indicados pelas próprias instituições onde são alunos. Para chegar aos nomes a serem indicados, a Udesc Esag faz um processo de pré-seleção, que está com as inscrições abertas. A Fundação Botín, com sede em Santander (Espanha), fará depois disso seu próprio processo seletivo entre os indicados pelas universidades.

Saiba mais sobre o programa e faça a pré-inscrição em
udesc.br/esag/intercambio/botin.

Ouça a entrevista com a administradora pública Lara Künzi,
brasileira que participou da 11ª edição do programa, em 2020,
no Episódio 24 do podcast Intercâmbio.

Bolsa

A Fundação Botín, instituição espanhola dedicada ao desenvolvimento social e à educação, seleciona todos os anos um grupo de estudantes universitários latino-americanos de alto potencial e vocação para o serviço público. Os estudantes selecionados participam do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina.

Os participantes têm direito a uma bolsa que inclui despesas de viagem, refeições, alojamento, seguro de saúde e deslocamentos dentro do programa. Todo o curso também é gratuito. Os bolsistas não recebem ajuda de custo em dinheiro, mas acabam tendo pouquíssimas despesas pessoais durante o programa.

Na edição de 2022, as aulas do programa começam em 17 de outubro, na Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia). Os alunos viajarão então à Espanha, com uma programação em Madri, Santander (Cantábria), Caminho de Santiago (Galícia) e na Univerisdade de Salamanca. O programa se encerra no Rio de Janeiro, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1º de dezembro.

Requisitos

O programa é voltado para jovens universitários, de qualquer área de conhecimento, nascidos em países da América Latina. Para o programa deste ano, são admitidos candidatos nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2002.

Para participar da pré-seleção, é preciso estar matriculado em curso de graduação da Udesc Esag (Administração, Administração Pública ou Ciências Econômicas). É necessário ter condições de concluir mais de 50 % da carga horária do curso até 30 de setembro de 2022, ter bom desempenho acadêmico e domínio do inglês.

A Fundação Botín valoriza o desempenho acadêmico, experiência profissional, participação em projetos sociais e organizações da sociedade civil, assim como o interesse expresso do candidato a bolsa em contribuir para o desenvolvimento de seu entorno, país e região.

Pré-seleção

A Comissão de Ensino de Graduação do centro selecionará os candidatos entre os que atenderem aos requisitos do programa. Os aprovados nessa pré-seleção receberão uma carta de recomendação assinada pelo reitor da Udesc.

Com a carta do reitor, os estudantes classificados deverão se inscrever até 16 de maio no site da Fundação Botín, que fará a seleção final. A reponsabilidade por essa inscrição é exclusiva dos estudantes pré-selecionados pela universidade.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h