Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

03/05/2019-15h13

Udesc Esag terá espaço inovador de ensino para os cursos de graduação até o fim do ano

Espaço servirá para atividades do ensino de graduação e formação continuada de professores - Foto: Divulgação
O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) terá até o fim deste ano um dos espaços inovadores de ensino (Espine) a serem instalados nas unidades da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto apresentado pelo centro foi um dos aprovados no segundo edital de apoio à implantação desses espaços e receberá quase R$ 300 mil.

A ideia do programa é criar espaços compartilhados e interdisciplinares, para uso comum dos cursos de graduação do centro e para a realização de programas de formação continuada dos professores. O projeto do Espine da Udesc Esag foi proposto pela Direção de Ensino de Graduação, após ouvidas as sugestões dos departamentos do centro.

“O objetivo é propiciar um ambiente onde os professores se sintam à vontade para incorporar o uso da tecnologia em suas estratégias de ensino, para que sejam capazes de criar e combinar recursos que possibilitem o desenvolvimento de cada estudante, valorizando suas habilidades e necessidades”. explica a diretora de ensino de graduação da Udesc Esag, professora Ana Paula Menezes Pereira.

Para a diretora, “ao valorizar e reconhecer o protagonismo dos professores no processo de mudança e inovação do ensino, espera-se oferecer a eles um espaço de estímulo à criatividade, por meio de experiências compartilhadas com os estudantes, não só em suas aulas, mas nas diversas atividades nos três cursos de graduação do centro e em cursos de formação continuada”.

Para o diretor-geral, professor Éverton Cancellier, trata-se de uma ação muito importante para o centro. “Será um ambiente que permitirá o uso de práticas inovadoras, em que professores e estudantes terão a oportunidade de pôr em prática novas experiências de aprendizagem”.

Projetos

Os projetos apresentados pelos centros da Udesc foram selecionados a partir da análise de três consultores externos: Carmen Célia Barradas Correia Bastos, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Wilma de Nazaré Baia Coelho, da  Universidade Federal do Pará (UFPA).  

Quatro centros foram selecionados no primeiro edital e mais quatro no segundo (incluindo a Udesc Esag). Todos os espaços devem ser implantados até o fim de 2019.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação, pelo e-mail deg.esag@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8219.

Saiba mais sobre o projeto Espine em
udesc.br/proreitoria/proen/editalespine


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Espaço servirá para atividades do ensino de graduação e formação continuada de professores
  • Imagem de projeto do futuro Espine da Udesc Esag
  • Imagem de projeto do futuro Espine da Udesc Esag
  • Imagem de projeto do futuro Espine da Udesc Esag
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h