Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

13/05/2021-18h50

Udesc Esag terá R$ 2,7 milhões do superávit da universidade para investimentos

 
Recursos atenderão demandas por equipamentos dos cursos de  graduação e pós e demais áreas do centro - Foto: Ricardo Wolffenbüttel
As equipes de gestão da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 12, para tratar os investimentos que serão direcionados ao centro por meio do programa Qualifica Udesc. O encontro também teve a participação das entidades de representação estudantil da Udesc Esag.

A reunião faz parte de uma série de encontros que vem sendo realizados entre a Reitoria e os centros para tratar do programa Qualifica, que destinará recursos às 12 unidades da Udesc para investimento em equipamentos. Para a Udesc Esag, caberá cerca de R$ 2,7 milhões. Esse dinheiro será usado para atender as demandas dos cursos de graduação, pós-graduação e de pesquisa, de extensão e da administração do centro.

Superávit

Os recursos vêm do superávit no orçamento da universidade em 2020, que neste ano foi devolvido mais cedo para a Udesc pelo Governo do Estado. Essa devolução costumava ser feita por volta de setembro, dificultando a aplicação dos recursos pelo pouco tempo para executar o orçamento antes do fechamento do ano. A antecipação para maio pelo Governo do Estado, depois de uma gestão da Reitoria, permitirá um melhor planejamento dos gastos.

Os repasses não incluem os gastos com custeio (as contas do dia a dia da universidade) nem os investimentos em infraestrutura física, como o projeto de reforma e ampliação das instalações da Udesc Esag. Também não estão incluídos outros projetos de investimentos da Udesc, como o Equipa Sala de Aula e outro voltado a adoção de fontes de energia sustentáveis. Todas essas ações terão recursos fora do que é destinado ao projeto Qualifica.

Infraestrutura do centro

O reitor Dilmar Baretta informou logo no início do encontro que uma nova reunião será realizada em breve para tratar especificamente dos recursos para obras de infraestrutura. “É de nosso conhecimento, sim, de que a Esag precisa de espaço”, disse o reitor. “Vamos liberar o espaço da Reitoria, mas como a Biblioteca (que teria seu prédio repassado ao centro) não vai se mudar em função de um laudo técnico, voltaremos na sequência a falar sobre isso”.

O projeto original previa a reforma do bloco da Esag (hoje dividido com a Reitoria) e sua ampliação em 4 mil metros quadrados. Com a ocupação do espaço atual da Reitoria (que se mudará para o prédio comprado em frente ao campus), a Esag ganhará mais 2 mil metros quadrados. O restante da ampliação viria da ocupação do atual prédio da Biblioteca, que seria transferida junto com a Reitoria, mas um laudo técnico frustrou essa mudança.

Para o diretor-geral Éverton Cancellier, executar e concluir a reforma e ampliação é uma prioridade para o centro, defendida na reunião por todos os diretores e chefes de departamento. “É uma batalha de mais de uma década da Esag por busca de espaço adequado, mas temos muita confiança de que finalmente essa questão será encaminhada e solucionada já na próxima reunião”, disse o diretor-geral.

Veja a íntegra da reunião:



Encontro semipresencial

O encontro foi semipresencial, com alguns participantes em uma das salas de aula da Udesc Esag e outros por videoconferência. Da Reitoria, participaram o reitor Dilmar Baretta, o vice-reitor Luiz Antônio Ferreira Coelho e os pró-reitores Márcio Metzner (Planejamento), Marilha dos Santos (Administração), Nério Amboni (Ensino), Letícia Sequinatto (Pesquisa e Pós-Graduação) e Mayco Morais Nunes (Extensão, Cultura e Comunidade).

Pela gestão da Udesc Esag, estiveram na reunião do diretor-geral Éverton Cancellier, os diretores Ana Paula Menezes Pereira (Ensino de Graduação), Rafael Tezza (Pesquisa e Pós-graduação) e Daniel Pinheiro (Extensão) e Maurício Küster (Administração),além dos chefes de departamento José Luiz Fonseca (Administração Empresarial), Arnaldo Lima (Administração Pública) e Adriano do Amarante (Ciências Econômicas).

A reunião contou ainda com representantes das entidades de representação estudantil do centro: o Diretório Acadêmico (Daag) e os centros acadêmicos de Administração Empresarial (Caemp), de Administração Pública (CA Cinco de Julho, Cacij) e de Economia (Cade).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc Esag ocupará todo o bloco atual, com a mudança da Reitoria para novo prédio
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8254 / 98843-2405
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h