Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

26/05/2021-15h52

Udesc faz aula de orçamento público com secretária adjunta da Fazenda de SC

Michele Roncalio falou sobre o trabalho com as contas públicas do Estado na secretaria - Foto: Reprodução
A aula da Especialização em Governança Pública: Regulação e Risco, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, teve uma participação especial na última sexta-feira, 21.

A convite dos professores Carla Rozanski e Marcus Tomasi, da disciplina de Planejamento e Orçamento Público, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Fazenda de SC, Michele Patrícia Roncalio, apresentou as contas públicas do Estado e os principais desafios e conquistas da gestão fiscal em 2020, como o saneamento de dívidas.

Para uma turma de 22 alunos de pós-graduação, Michele relatou a experiência como secretária adjunta em uma das pastas mais importantes do Governo de Santa Catarina.

"Tivemos um debate de alto nível com os alunos e os professores. Demonstramos as características empreendedoras do nosso Estado, que, com esforço próprio dos catarinenses na arrecadação, tivemos aumento de investimentos, buscando gerar emprego e renda. Esse é o norte da política fiscal", afirma.

Durante a aula, a secretária expôs alguns números relevantes, com o superávit orçamentário de R$ 1,8 bilhões obtido em 2020. "Temos conquistado bons números, isso representa uma boa política pública tanto para sanar dívidas de anos anteriores como para fazer uma reserva financeira para enfrentar os próximos anos", destacou.

Para o professor Marcus Tomasi, a aula foi muito proveitosa, uma vez que a secretária trouxe dados e informações importantes no contexto das contas do governo e apontou as perspectivas nos próximos meses.

"Convidamos a Michele para participar da aula por conta do desempenho do trabalho sob sua liderança realizado na Secretaria da Fazenda. Muito por conta do saneamento das dívidas e da busca pelo equilíbrio fiscal do Estado", destaca Tomasi. "Ficamos muito entusiasmados com as perspectivas de longo prazo a partir do trabalho realizado pela Michele e equipe", conclui.

Sobre a especialização

A especialização em Governança Pública: Regulação e Risco é oferecida pela Udesc Balneário Camboriú de forma gratuita, com ingresso semestralmente. São 25 vagas para profissionais de qualquer área de formação, com diploma de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso visa capacitar profissionais para atuação na área de regulação das relações entre o estado e a sociedade, com especial ênfase à governança de riscos. Esse tema envolve a ação de diferentes atores que cooperam na regulação e na administração de eventos que podem reverter em prejuízos para sociedade em virtude da ação direta ou indireta de atores governamentais e não governamentais.

Mais informações podem ser obtidas na página da especialização.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Michele Roncalio falou sobre o trabalho com as contas públicas do Estado na Secretaria.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h