Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

19/05/2022-11h45

Udesc fecha novo acordo de intercâmbio com escola de administração em Portugal

Instituição de ensino e pesquisa fica na cidade do Porto, em Portugal

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), tem agora um acordo de intercâmbio estudantil e cooperação em pesquisa com o Instituto Superior de Administração e Gestão (Isag) – European Business School, universidade com sede na cidade do Porto, em Portugal.

O acordo, formalizado no fim de março, inclui intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação entre as duas universidades, além de professores e pesquisadores. Cada instituição fará sua própria seleção dos alunos a serem enviados para a outra por meio do convênio de mobilidade estudantil – passando também pela aprovação da universidade de destino.

Intercâmbio

Os alunos intercambistas da Udesc ficarão isentos do pagamento de mensalidades ou anuidades para assistir às aulas no Isag, na cidade do Porto, em Portugal. O convênio não prevê, no entanto, pagamento de despesas de viagem, acomodação, taxas relacionadas à imigração (passaportes, vistos e seguro de saúde) ou outros gastos pessoais.

No caso dos estudantes de graduação da Udesc, a inscrição para intercâmbio em Portugal pode ser feita por meio dos programas de mobilidade estudantil, como o Prome e a Mobilidade Internacional Livre. As informações sobre esses programas estão disponíveis em udesc.br/intercambio.

Pesquisa

As possibilidades de intercâmbio entre as duas instituições incluem ainda professores e pesquisadores envolvidos em teses de doutorado. O acordo também prevê colaboração de professores das duas instituições em pesquisas e a facilitação do intercâmbio de pessoal técnico. Mas o acordo não é limitado a essas ações, podendo gerar novas colaborações.

A Udesc Esag e o Isag se comprometeram ainda a facilitar a visita de professores e pesquisadores de uma das instituições à outra. Isso pode incluir apoio econômico e assistência para a estadia por parte de quem recebe o visitante – embora isso não seja obrigatório.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Institutição fica na cidade do Porto, em Portugal
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h