Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

27/02/2020-18h32

Udesc inaugura primeiro espaço inovador de ensino na terça, na Biblioteca Universitária

Espine BU tem vários equipamentos - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugura seu primeiro Espaço Inovador de Ensino (Espine) na terça-feira, 3, às 14h, dentro da Biblioteca Central, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O projeto foi desenvolvido pela Biblioteca Universitária (BU), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para aproximar pessoas e promover a interdisciplinaridade com um local mais convidativo, tecnológico e criativo.

O Espine BU terá três ambientes: coworking, espaço maker e sala dinâmica. O coworking poderá ser usado por estudantes e servidores como local de trabalho compartilhado, em grupo ou individualmente, e contará com materiais como mesas rebatíveis, puffs e tela multiuso. Já a sala dinâmica é própria para sediar capacitações e aulas.

O espaço maker foi especialmente desenhado para a experimentação e a prototipagem de ideias, sendo equipado com impressora 3D, ferramentas, bancada de trabalho, guilhotina de papel e materiais de escritórios.

Outro serviço que estará disponível é o de Biblioteca das Coisas, que consiste no empréstimo de materiais não bibliográficos aos usuários, como tablets, mesa interativa, fones anti-ruídos e óculos de realidade virtual.

"Transformar a Biblioteca Central neste espaço inovador de ensino otimiza os recursos investidos, tendo em vista o compartilhamento dos mesmos por todos os cursos ofertados no Campus I. Além disso, ela torna-se um espaço agregador e integrador, pois é o ponto em comum entre todos os alunos, professores e técnicos", destaca a coordenadora da BU, Luiza da Silva Kleinubing.

As bibliotecas setoriais da Udesc também receberam um conjunto de itens, formado por tapete de grama sintética, puffs e almofadas, para a criação dos seus próprios espaços criativos.

Espines em todos os centros

Criado em 2018 pela Proen, o projeto Espine Udesc já selecionou propostas nos 12 centros de ensino da universidade, além de contemplar a Biblioteca Universitária. O próximo espaço será inaugurado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, em 18 de março.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, os espaços buscam "promover a interação entre diferentes cursos, licenciatura e bacharelado, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, respeitando as particularidades de cada curso de graduação e possibilitando articulação de projetos compartilhados".

Os valores do Espine, que giram em torno de R$ 3 milhões, estão sendo aplicados na aquisição de recursos tecnológicos como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares.

Essas melhorias permitem diferentes composições de trabalho e integração de alunos e professores, assim como possibilitam novas ideias para a formação continuada dos docentes. Para os cursos de licenciatura, esses espaços podem ser utilizados em diversos projetos com as escolas.

Dessa forma, a Udesc incentiva a inovação nos cursos de graduação e promove a interatividade no ensino-aprendizagem, criando ambientes que estimulem a reflexão e a adoção de metodologias dinâmicas, plurais, capacitadoras e interdisciplinares.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da BU e no site do Espine Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h