Uma das ações foi realizada em parceria
com a UFRGS - Fotos: Ernani Lima e Div.
Voluntários da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizaram uma missão de solidariedade ao Rio Grande do Sul, com o objetivo de entregar donativos e promover ações de extensão educativas em abrigos de Porto Alegre e Canoas, especialmente junto a crianças, adolescentes, idosos e mulheres.
A iniciativa mobilizou docentes, servidores técnicos e um acadêmico entre a última quarta-feira, 5, e sexta, 7, em uma parceria envolvendo diferentes unidades da Udesc e também outras instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Integraram a comitiva o professor Eduardo Jara, a professora Ivoneti da Silva Ramos e o técnico Alexandre Pereira, do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag); a professora Cléia Demétrio Pereira e a técnica Tânia Foletto, do
Centro de Educação a Distância (Cead); e o acadêmico Ernani Santos Lima, que estuda Teatro no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) e atua como estagiário na Udesc Cead.
A ação faz parte de uma ampla campanha que também mobiliza a comunidade acadêmica do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, e do
Centro de Educação Superior do Alto Vale (Ceavi), em Ibirama.
Segundo os organizadores, a intenção é ampliar as parcerias e realizar uma nova missão até o final do mês.
Abrigo para mulheres
Em Canoas, parte da comitiva visitou o centro de distribuição e o abrigo para mulheres mantidos pela organização
Mulheres Voluntárias, criada para enfrentamento da tragédia climática.
Além da entrega de donativos, as representantes conversaram com a idealizadora da entidade, Deisi Brocca, sobre como contribuir no contexto atual.
Deisi destacou que a principal demanda é a limpeza das casas, para o qual é preciso material de limpeza e voluntários. "Mas também é preciso permanecer com a doação de alimentos, água e colchões", afirma. Na organização, uma equipe recebe as doações, faz a triagem e distribui à população.
Extensão
A visita foi articulada pelas três mulheres integrantes da comitiva, que estão entre as idealizadoras do grupo de apoio ao RS nas unidades onde atuam. Ivoneti é chefe do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag e coordenadora do programa de extensão Habilis.
Cléia é diretora de Extensão da Udesc Cead e coordena o programa de extensão permanente Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade, que atua no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
E Tânia tem ampla experiência em extensão universitária, atuando na Direção de Extensão (DEX) da Udesc Cead, como rondonista e integrante da equipe de execução do programa Restaura - fisioterapia dermatofuncional em queimaduras.
Cartinhas do Bem
As ações com crianças em abrigos de Porto Alegre e Canoas foram capitaneadas pelo professor Eduardo Jara, que idealizou e coordena o programa de extensão permanente Esag Kids.
"Levamos muitos donativos, conversamos com abrigados e realizamos oficinas. E voltamos para levar os presentes para as 11 crianças que haviam feito pedidos em cartinhas durante nossa viagem anterior, e que foram apadrinhadas por servidores da Udesc", conta Jara, que também esteve na capital gaúcha em 26 de maio, quando visitou cinco abrigos e recolheu as "Cartinhas do Bem".
"Foi lindo ver o sorriso no rosto dos kids com esse gesto de carinho", conta. Dentre os abrigos visitados, estiveram o da Paróquia São José da Vila Nova e o da Paróquia São Martinho, além do mantido na Escola Rafael Pinto Bandeira, que já está sendo desativado.
Na UFRGS
A maior ação de extensão promovida pela comitiva da Udesc, no entanto, ocorreu no abrigo mantido na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), da UFRGS.
Um dos maiores alojamentos emergenciais montados da capital gaúcha, o espaço chegou a acolher 800 pessoas e, atualmente, tem cerca de 250 desabrigados.
A equipe foi recepcionada pelo pró-reitor de Extensão da UFRGS, Eduardo Cardoso, e fez uma ação com doação de livros, contação de histórias e uma oficina com a metodologia Canvas Kids.
"Um dos planos criados pelas crianças na oficina foi 'avisar a todos sobre a inundação para correr'", conta o coordenador do Esag Kids, que concluiu sua graduação na instituição gaúcha e disse sentir um orgulho especial em poder contribuir no atual contexto.
Novas missões
Cardoso declarou que receber a equipe da Udesc foi "emocionante". "Vamos manter contato para pensar em mais ações em parceria", afirma o pró-reitor da UFRGS.
Os voluntários da universidade catarinense voltaram com novas "Cartinhas do Bem" e planejam novas missões solidárias ao estado vizinho. "Que as universidades continuem formando e transformando vidas, com ajuda da extensão universitária e da comunidade", conclui o professor.
Na sexta, parte da comitiva visitou o
abrigo para animais instalado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que oferece lar provisório para cerca de 2 mil cachorros.
Doações
A Udesc Cead segue com a campanha para arrecadação de produtos de higiene para mulheres em situação de abrigamento, como absorventes, creme hidratante, desodorante, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador, lenço umedecido e artigos de higiene em geral.
Os donativos podem ser entregues em pontos de coleta na Recepção da Udesc Cead, na sede do centro de ensino, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, e também nos polos de apoio presencial em mais de 20 municípios catarinenses com cursos ativos da instituição neste semestre.
Também é possível entregar doações para o RS na
Recepção da Udesc Esag - dentre outros itens, a campanha no centro tem foco em materiais escolares, livros e brinquedos.
Segue sendo necessária, ainda, a doação de água e alimentos não perecíveis; materiais de limpeza, roupas de cama e banho, cobertores e colchões; e rações para cães e gatos.
Na Udesc Cead, o esforço é coordenado pela DEX, com apoio do programa Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade e de oito laboratórios do centro de ensino: de Direitos Humanos (LabDH), de Educação e Sexualidade (LabEduSex), de Educação, Linguagem e Arte (Lela), de Ciências e Tecnologia Assistiva (Lacta), Centro de Estudos Aplicados ao Desenvolvimento Regional (Educação-CDR), de Educação Inclusiva (LEdI), de Cultura Digital (L@bCult) e Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para a EaD (MultiLabEad).
Ação conjunta
A mobilização nos demais centros também reúne direções e ações de extensão, além de grupos de pesquisa e, na Udesc Esag, uma organização estudantil.
Conforme os idealizadores, a ideia é "trabalhar juntos e com a sociedade para delinear políticas e estratégias que levem a ações de curtíssimo, curto, médio e longo prazo".
"Passada a primeira fase de emergência, em que a prioridade é salvar vidas, virão outras consequências, como problemas econômicos e sociais. Mais de 80% dos municípios do Estado foram atingidos e vão precisar de apoio e não só agora”, destaca Ivoneti.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas na Udesc Cead pelo telefone (48) 3664- 8448, das 13h às 19h, ou pelo e-mail
dex.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454