Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

12/05/2023-14h52

Udesc mostra ações para sociedade e articula novas parcerias em visita à Alesc

Encontros burcaram fortalecer e ampliar parcerias entre as instituições - Fotos: Divulgação
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram de reuniões na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) na última terça-feira, 9, para apresentar ações da universidade e reforçar o apoio do legislativo catarinense à iniciativas que visam beneficiar gratuitamente a sociedade.

Dentre os encontros, o coordenador de Extensão da Udesc, Eduardo Jara, e a professora Kiciosan da Silva Bernardi Galli, que coordena o projeto da Rota de Cicloturismo Velho Oeste, conversaram com o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, o chefe de gabinete da presidência, André Bernardi, e o diretor de Comunicação, Dayan Schutz.

A visita prospectou a ampliação da parceria entre as instituições na área de Comunicação, com projetos voltados à educação política, além da divulgação de ações da universidade voltadas ao desenvolvimento regional. A intenção é qualificar ainda mais os canais de comunicação do legislativo com a sociedade.

Mais de 1,2 mil ações

O professor Jara falou nos encontros sobre as inúmeras possibilidades de atuação conjunta entre a Udesc e o legislativo, com as mais de 1,2 mil ações de extensão realizadas pela universidade.

A universidade estadual desenvolve ações em todos os oito eixos temáticos da extensão universitária: Comunicação, Cultura, Trabalho, Direitos Humanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia.

Jara é professor do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, onde coordena o programa Esag Kids, e assumiu, no início deste ano, a Coordenadoria de Extensão (CEX), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Cicloturismo

Um dos projetos liderados pela Udesc, desenvolvido desde 2019 com a participação da Alesc e de diversas instituições públicas e privadas, é o programa de extensão Velho Oeste, que visa criar uma rota de cicloturismo na Região Oeste catarinense.

A iniciativa é coordenada pelos docentes Kiciosan Galli, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó e Pinhalzinho; Ivoneti Ramos, da Udesc Esag; e Sérgio Marian, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama.

Kiciosan também coordena o programa de extensão Saúde e Equilíbrio, que atua com práticas integrativas e complementares, incluindo plantas medicinais, e também tem iniciativas em parceria com a Alesc.

Publicações

Na visita, foram entregues o Catálogo de Extensão da Udesc, elaborado pela Proex, e livros da Coleção do Empreendedor Mirim, produzidos pelo programa Esag Kids.

"Buscamos planejar novas propostas para trabalhos conjuntos e também fortalecer os laços de apoio do legislativo para ações que já estão em andamento, como os programas da professora Kiciosan, que visam o desenvolvimento regional no Oeste Catarinense, e as iniciativas na área de educação empreendedora e inovação do Esag Kids", afirma o professor Jara. 

Mais informações podem ser obtidas com a Proex, pelo telefone (48) 3664-7929 e pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontros burcaram fortalecer e ampliar parcerias entre as instituições
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h