Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

16/04/2019-18h02

Udesc promove aula aberta sobre uso de gamificação e geoprocessamento no serviço público

Os usos de gamificação e de geoprocessamento no serviço público serão abordados na manhã desta quarta-feira, 17, a partir das 8h20, durante aula aberta do curso de graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus da Udesc em Florianópolis. Qualquer interessado pode participar. Não é preciso se inscrever.

As duas palestras que compõe a aula aberta fazem parte das atividades da disciplina Administração Municipal, ministrada pela professora Emiliana Debetir, do Departamento de Administração Pública. A primeira palestra, às 8h20, será realizada no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e a segunda, às 10h15, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Gamificação

O administrador público Paulo Sergio Cardoso da Silva, mestre e doutorando em Saúde Coletiva, fará a primeira palestra no auditório da Udesc Esag, das 8h20 às 10h. Ele falará sobre a gamificação (uso de mecanismos de jogos para a resolução de problemas, motivação e engajamento) no serviço público.

A gamificação explora os níveis de engajamento do indivíduo para a resolução de problemas.  “É um processo de melhoria de serviços, objetos ou ambientes com base em experiências de elementos de jogos e comportamento dos indivíduos”, explica a professora Emiliana Debetir.

Geoprocessamento

O professor Guilherme Linheira, do Departamento de Geografia, fará a segunda palestra no Laboratório de Cartografia (Cartolab, na Sala 05 da Udesc Faed, no piso térreo), das 10h15 às 11h45. O tema é o geoprocessamento (tratamento de informações geográficas ou dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos).

A discussão parte da possibilidade de que equipes multidisciplinares de órgãos e entidades públicas usem a tecnologia para melhorar o processo de tomada de decisão e a prestação dos serviços públicos. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a professora Emiliana Debetir, pelo e-mail emiliana.debetir@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Aula aberta sobre uso de gamificação e geoprocessamento no serviço público.
QUANDO: quarta-feira, 17 de abril, das 8h20 às 11h45.
ONDE: campus da Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007 – Florianópolis)
Gamificação (8h20) – auditório da Udesc Esag
Geoprocessamento (10h15) – Cartolab, Sala 05, piso térreo da Udesc Faed
QUANTO: gratuito, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aula aberta
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h