Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

15/10/2018-14h10

Udesc promove diálogo ampliado sobre direitos das crianças e adolescentes na Câmara de Florianópolis

Professora Carolina Andion (D), da Udesc Esag, é uma das coordenadoras do Observatório de Inovação Social Foto: Divulgação/CMF
O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, projeto de pesquisa e extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – promoveu na tarde da última quinta-feira, 11, o 4º Diálogo Ampliado. Nesta edição, o encontro foi realizado na Câmara Municipal de Florianópolis, na forma de uma audiência pública para apresentar o Plano Decenal da Criança e do Adolescente. 

O 4º Diálogo Ampliado foi mais um de uma série de encontros que reúne poder público e organizações da sociedade civil para tratar da garantia dos direitos das crianças e adolescentes na Capital. A audiência pública, requerida pelo vereador Professor Felipe, foi organizada por meio de uma parceria entre o Observatório, o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom) e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Plano Decenal

A audiência reuniu representantes de organizações da sociedade civil, do poder público, pesquisadores e cidadãos para apresentar o Plano Decenal (2016-2026), elaborado pelo CMDCA, em parceria com o Icom. O planejamento foi desenvolvido com base no relatório Sinais Vitais 2016, organizado pelo Icom, com indicadores sobre a qualidade de vida de crianças e adolescentes em Florianópolis.

O principal objetivo do Plano Decenal é orientar e qualificar a elaboração de políticas públicas na área. A elaboração do começou em 2016, depois da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto foi organizado a partir de quatro eixos: promoção, proteção e defesa dos direitos humanos; protagonismo e participação; controle social da efetivação dos direitos e gestão da política municipal dos direitos humanos.

Lafi

Os eventos do Diálogo Ampliado (este é o quarto, de cindo previstos para este ano) são intercalados com oficinas e encontros de imersão em que as organizações da sociedade civil,  elaboram projetos de ações concretas para enfrentar os desafios discutidos.

Esse trabalho é feito em oficinas do projeto Laboratório de Fortalecimento Institucional (Lafi), coordenado pelo Icom e que funciona de forma complementar ao Diálogo Ampliado. O Lafi prevê a realização de oficinas de capacitação com organizações da sociedade civil voltadas ao tema.

Mais informações podem ser obtidas com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag, pelo e-mail observa.floripa@gmail.com ou pelo telefone (48) 3664-8283.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • 4º Diálogo Ampliado, na Câmara Municipal de Florianópolis
  • 4º Diálogo Ampliado, na Câmara Municipal de Florianópolis
  • 4º Diálogo Ampliado, na Câmara Municipal de Florianópolis
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h