Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

23/03/2020-14h15

Udesc realiza ações de combate ao coronavírus em todas as unidades do Estado

Impressoras 3D foram oferecidas para fabricação de respiradores hospitalares - Foto: Ascom Udesc Lages
Em todas as regiões catarinenses, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem contribuído com ações para combater o contágio do novo coronavírus. São atividades vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, entre outras, que vão ao encontro de ajudar o poder público e a comunidade a enfrentar a crise.

As medidas vão desde a fabricação de álcool em gel à utilização de impressoras 3D para confecção de máscaras de oxigênio, além da elaboração de materiais educativos sobre a doença para crianças.

Nesta segunda-feira, 23, a Udesc lançou um formulário online voltado à comunidade acadêmica para reunir e concentrar as ações que impactam direta e indiretamente na contenção do contágio do novo coronavírus em Santa Catarina.

O formulário é voltado a professores, técnicos e alunos, e pode ser acessado na internet. Assim, todos os centros de ensino poderão registrar suas ações de combate ao problema, para posterior divulgação pelos canais de comunicação oficiais da universidade.

A Udesc já colocou à disposição os equipamentos de pesquisa de todas as unidades para auxiliar o Governo de SC no combate à pandemia, por meio de comunicado oficial à Secretaria de Estado da Saúde, assim como os recursos que sejam necessários para utilização dos equipamentos. Isso inclui uma mobilização de professores e pesquisadores da universidade, tanto da graduação como da pós-graduação, para implementar ações.

Paralelamente, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, também entrou em contato com o secretário da Casa Civil de SC, Douglas Borba, para colocar à disposição os prédios da Reitoria e dos centros de ensino da Udesc, além do novo imóvel adquirido pela universidade no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, antes pertencente à Oi S.A., para ações necessárias contra o novo coronavírus.

Professores que fazem parte do Grupo Coordenador em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), da Udesc, também já estão trabalhando junto à Defesa Civil de SC para contribuir com os profissionais da área.

As atividades contra o novo coronavírus na Udesc serão coordenadas pelo vice-reitor eleito, Luiz Coelho, que tomará posse com o reitor eleito, Dilmar Baretta, no início de abril.

Fabricação de álcool em gel e outras ações

Na Udesc Joinville, professores da área de Química encomendaram mil litros de álcool absoluto para diluir a substância até a concentração 70%, recomendada para higienização contra o novo coronavírus. Após fazer a transformação, o material será doado à Defesa Civil.

Os professores da Udesc Joinville também trabalham na modelagem do crescimento da pandemia no Brasil e em Santa Catarina, com base em análises matemáticas e estatísticas. O objetivo é contribuir com as autoridades de saúde na projeção dos números e da evolução do doença para ajudar no planejamento de ações. 

Na Udesc Lages, um grupo de professores de Bioquímica também está fabricando álcool em gel para doação a asilos da cidade. Também em Lages e nas unidades de Florianópolis, foram disponibilizadas impressoras 3D para fabricação de válvulas hospitalares e respiradores para unidades de saúde.

A Udesc Lages também doou máscaras para enfermeiras que atuam na atenção básica à saúde no município. Da mesma forma, a Udesc Cefid doou seu estoque de luvas e máscaras para hospitais da Grande Florianópolis.

Em Florianópolis, profissionais que atuam nas academias da Udesc estão criando um programa de exercícios voltado a servidores e população em geral para enfrentar a quarentena. 

A Pluriversidade também está realizando palestras com profissionais de saúde sobre melhorar a imunidade, entre outros assuntos que interessam a população.

Ação para animar crianças durante a quarentena

O programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, lançou uma ação para motivar as crianças que estão em casa por conta da suspensão das aulas após a pandemia do Covid-19. A história em quadrinhos "Diário de uma pipa em quarentena" está sendo distribuída por meio dos canais do Esag Kids nas mídias sociais.

O conteúdo, que está na primeira semana, vem sendo publicado diariamente no Instagram (@esagkids) e semanalmente no Facebook (/esagkids). Também está disponível no site do Esag Kids (esagkids.com.br), inclusive para download em arquivo PDF para impressão ou distribuição por outros meios.

O material, incluindo texto e ilustrações, é feito pelo coordenador do Esag Kids, Eduardo Jara. "É uma ação para trazer bons pensamentos e reflexões nestes dias de quarentena", diz. "Acredito que trazer bons pensamentos e, eventualmente, fazer alguém sorrir possam ser a minha forma de contribuir neste momento difícil."

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Impressoras 3D da Udesc foram disponibilizadas para  fabricação de respiradores hospitalares.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h