Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

15/05/2020-19h54

Udesc realiza três formaturas virtuais com 91 estudantes de seis cursos de graduação

Reitor, Dilmar Baretta, presidiu cerimônias virtuais, autorizadas em caráter excepcional - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou, nesta semana, três cerimônias de outorga de grau por meio virtual, concluindo o calendário de formaturas dos acadêmicos da instituição que finalizaram a graduação no segundo semestre de 2019.

Ao todo, 91 estudantes de seis cursos oferecidos por três centros participaram das solenidades. As formaturas das demais unidades ocorreram antes das restrições determinadas pela pandemia do novo coronavírus.

Nas três solenidades online, receberam a outorga de grau:


Os eventos foram realizados por videoconferência, por meio do site vc.udesc.br, e todos os envolvidos participaram de forma remota, a partir dos seus próprios locais de transmissão. Os vídeos das outorgas serão disponibilizados a todos os formandos e às direções dos três centros de ensino.

As solenidades foram presididas pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e pelos diretores-gerais José Carlos de Souza (Cesfi), Patrícia Sfair Sunye (Ceres) e Alexandre Borges Fagundes (Ceplan).  

Diploma universitário

Adotadas em caráter excepcional e temporário, em virtude da pandemia, a realização das formaturas a distância visou permitir a obtenção do diploma pelos acadêmicos cujas solenidades foram suspensas pelas atuais restrições sanitárias.  

"Com isso, a Udesc cumpre seu papel de colar grau e permite que os acadêmicos possam seguir suas vidas, exercendo suas atividades profissionais de forma legal, pois o diploma é exigido para registro nos respectivos conselhos. São profissionais que vão contribuir para uma sociedade cada vez mais próspera", afirma Baretta. 

Para o coordenador de Eventos da Udesc, Divonzir Anderson Navrotski, as formaturas foram "muito bem sucedidas". "Acadêmicos e professores elogiaram muito e ficaram surpresos, pois houve muita emoção envolvida, o que se achava que não ocorreria."

Inovação

A realização dos eventos teve suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da Coordenadoria de Eventos (Ceven), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Segundo a equipe envolvida, após os eventos, outras instituições públicas de ensino entraram em contato com a Udesc para conhecer a metodologia adotada pela universidade.

Regulamentada em abril pela Resolução nº 015/2020 do Conselho Universitário (Consuni), as formaturas pelo modo virtual poderão ser realizadas enquanto durar a emergência de saúde pública. A medida dispensa a presença física dos alunos em locais que levem à aglomeração de pessoas.

Sobre as colações

As colações de grau são destinadas a estudantes que concluíram regularmente seus cursos de graduação e ocorrem após o encerramento do período letivo, em datas pré-fixadas no calendário acadêmico.

Acadêmicos impossibilitados de colar o grau na data prevista do calendário podem justificar e propor uma nova data. As outorgas de grau em gabinete devem ser solicitadas pelos acadêmicos, por meio de requerimento, à direção-geral do centro de ensino em que estudam.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitor Dilmar Baretta presidiu cerimônias virtuais, autorizadas em caráter excepcional
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h