Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

01/03/2021-11h09

Udesc realizará evento sobre projeto de rota de cicloturismo no Oeste Catarinense

Programação prevê palestras e debates - Arte: Divulg.
Em 12 de março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará a primeira edição do evento Integra Velho Oeste. Promovido em parceria pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o encontro será realizado de forma online, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams. Confira a programação e acesse o link do evento.

A principal finalidade é apresentar o projeto da Rota de Cicloturismo Velho Oeste para prefeitos, secretários municipais de turismo e desenvolvimento econômico, deputados estaduais, gestores da defesa civil, empresários e proprietários do agronegócio e demais interessados.

A Rota de Cicloturismo tem a Udesc como gestora e conta com diversos parceiros da iniciativa pública e privada.

Entre os objetivos, busca fortalecer a economia regional e inserir a região da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) na rota turística de SC.  

A proposta é reunir belezas regionais, lazer e conhecimento tradicional em plantas medicinais em um roteiro no Oeste de SC, que inclui as 11 cidades da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).    

Além da apresentação do projeto, a programação do evento contará com três palestras e três mesas-redondas. Veja a programação completa.

A realização do encontro conta com recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Mauro de Nadal, atual presidente da Assembleia.

Parcerias

Na universidade estadual, o projeto é coordenado pela professora Kiciosan Galli, da Udesc Oeste, que também é coordenadora do programa de extensão Saúde e Equilíbrio.

Uma série de reuniões relacionadas à iniciativa vem sendo realizadas nas últimas semanas entre gestores da Udesc e de organizações parceiras.

A mobilização conta com o apoio do reitor, Dilmar Baretta, e do vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho. Na Udesc Esag, a professora Ivoneti da Silva Ramos, coordenadora do programa de extensão Habilis, é uma das aticuladoras da iniciativa.

Entre as instituições parceiras, estão a Assembleia Legislativa (Alesc), a Prefeitura de Cunha Porã, a Polícia Militar (PM-SC), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), a Cooperativa Regional Auriverde e o Núcleo de Turismo e Gastronomia de Cunha Porã.

Cicloturismo

De acordo com o projeto, o viajante fará um percurso em 300 quilômetros com belas paisagens, entre estradas de chão e asfalto, passando por diversas propriedades rurais. O trajeto poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.

Kiciosan explica que, no rota, será possível aproveitar as cachoeiras, o comércio da região, com sua produção regional de vinhos e cervejas artesanais, os hotéis e pousadas, "além das práticas integrativas e complementares, que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como os hortos de plantas medicinais, a meditação e a dança circular, entre outras".  
 
"Ao participar do roteiro, o turista receberá orientações dos trajetos, de como funcionará a segurança pública, pontos de parada, horários de alimentação, de visitação dos hortos de plantas medicinais e das práticas integrativas que acontecerão nas propriedades", complementa a docente.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programação online tem palestras e debates
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h