Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

15/05/2019-17h07

Udesc recebe apoio de deputado Silvio Dreveck contra corte de recursos para universidade

Deputado Silvio Dreveck recebe o diretor-geral Éverton Cancellier (Udesc Esag), o vereador Pedrão e o reitor em exercício da Udesc, Leandro Zvirtes - Foto: divulgação/Alesc
Em dia de mobilização em defesa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o reitor em exercício, Leandro Zvirtes, e o diretor-geral do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Éverton Cancellier, foram recebidos na manhã desta quarta-feira, 15, pelo deputado estadual Sílvio Dreveck.

O encontro foi mediado pelo vereador Pedro de Assis Silvestre, de Florianópolis, para discutir a proposta do governo de reduzir em 10% os repasses à universidade. Durante a reunião, o reitor em exercício e o diretor-geral apresentaram dados da Udesc sobre o impacto do corte na educação superior pública.

A proposta do governo está no projeto de lei de diretrizes orçamentárias (LDO) em discussão na Assembleia Legislativa. O projeto prevê a redução em 10% nos duodécimos, recursos que são repassados pelo Executivo aos demais poderes (Legislativo e Judiciário) e órgãos autônomos (Ministério Público, Tribunal de Contas e Udesc).

Apoio

O deputado informou aos representantes da Udesc que apoia a manutenção do orçamento da universidade e prometeu fazer a interlocução em seu partido e com outros deputados para preservar a universidade.

“[O corte] não vai diminuir o gasto com salário. Vai tirar de investimentos, de custeio e até das bolsas que são concedidas aos alunos”, disse o deputado. “Então minha posição com relação à Udesc é contrária a reduzir ou tirar recursos da instituição. Outros poderes podemos debater, sem problema nenhum”.

Para o reitor em exercício da Udesc, o vice-reitor Leandro Zvirtes, "a conversa foi boa e produtiva, com o deputado, como sempre, se colocando à disiposição para ajudar a universidade. Ele ficou de conversar também com o presidente da Comissão de Finanças da Assembleia, deputado Marcos Vieira, para garantir que a Udesc seja ouvida nessa discussão". 

Mobilização

O diretor-geral lembra que a Direção, os departamentos e entidades estudantis da Udesc Esag seguem mobilizados em defesa da universidade, ainda que sem paralisar as aulas – decisão tomada em acordo com as representações estudantis. "Acreditamos que podemos nos mobilizar em defesa da nossa universidade sem prejuízo aos serviços educacionais que prestamos", disse Cancellier. 

A Udesc se somou às universidades e institutos federais e escolas públicas e particulares nesta quarta-feira, dia de mobilização contra o corte de recursos para a Educação. Servidores e alunos partiram em passeata de protesto na tarde desta quarta em direção do centro de Florianópolis, para alertar a população.

Enquanto o governo federal anunciou o contingenciamento de 30% dos recursos para custeio das universidades e institutos federais, a Udesc está sob ameaça de corte de 10% nos repasses totais do governo do Estado (o que representa 40% dos recursos para investimentos e custeio). Além disso, há cortes anunciados em recursos para bolsas e fomento à pesquisa, que atinge todas as universidades.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Deputado Silvio Dreveck recebe o diretor-geral da Udesc Esag, Éverton Cancellier, o vereador Pedrão, de Florianópolis, e o reitor em exercício da Udesc, Leandro Zvirtes
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h