Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

28/11/2018-14h15

Vencedor do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc vai à França conhecer soluções urbanas

Roteiro inclui o Smart City Innovation Center, em Nice, que exibe ao visitante dados em tempo real sobre a cidade Foto: Divulgação/IMREDD
O troféu geral do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag, concedido em agosto, permite agora à Prefeitura de Blumenau conhecer in loco uma das experiências de gestão urbana mais interessantes do continente europeu. Em viagem proporcionada pelo prêmio, o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, está na França para uma programação de visitas técnicas à Metrópole de Nice, nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29.

A viagem foi oferecida pela Embaixada da França no Brasil, por meio da Fundação ENA – Escola de Governo. A ENA foi um dos 15 parceiros da edição 2018 do prêmio, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Blumenau foi premiada pelo case do Sistema Gerencial de Saúde Pública – Pronto. O sistema permite que os usuários tenham acesso a informações do serviço público de saúde, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e mapeamento das unidades de saúde. Inclui ainda um aplicativo para celulares com a possibilidade de agendamento de consultas de rotina.

Acesse aqui a lista completa de premiados

Saiba mais sobre cada uma das práticas premiadas

A agenda do prefeito de Blumenau na França começou na manhã desta quarta-feira com uma apresentação sobre a Metrópole de Nice, na prefeitura da cidade-sede da região metropolitana francesa. O primeiro compromisso foi uma apresentação sobre o modelo e funcionamento, as responsabilidades, estrutura, habilidades e recursos necessários para financiamento da governança da região metropolitana.

À tarde, entre outras visitas técnicas, o roteiro passa pelo Smart City Innovation Center, do Instituto Mediterrâneo de Risco do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (IMREDD). Trata-se de uma plataforma colaborativa dos agentes de pesquisa, ensino e de empresas líderes da cidade inteligente. 

Na quinta-feira, estão no roteiro duas estruturas pública de saúde – área da iniciativa pela qual a Prefeitura de Blumenau foi premiada. As visitas incluem o Centro Antoine Lacassagne - Instituto Mediterrânico de Terapia de Prótons (voltado ao tratamento do câncer), e o “27, Delvalle”, incubadora de startups de E-Saúde e Silver Economy, para apresentação de tecnologias inovadoras do serviço do bem-estar e acompanhamento de idosos.

O prêmio

O Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), tem o objetivo de identificar, reconhecer e ajudar a disseminar ações que contribuam para melhorar a gestão pública em Santa Catarina.

O prêmio é uma iniciativa do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag e contou em sua segunda edição, em 2018, com 15 instituições parceiras. Saiba mais em udesc.br/esag/premio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premiobp.esag@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8252.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Smat City Innovation Center, em Nice (França)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h