Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

14/07/2020-19h12

Vídeo: pesquisa da Udesc Esag busca indicadores de prevenção e combate à corrupção

A professora Denise Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo o projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) voltado à prevenção e combate à corrupção. O estudo busca obter parâmetros a partir do julgamento de ações de improbidade administrativa no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

O vídeo divulgado nesta terça-feira, 14, é o oitavo de uma série semanal produzida pela Direção de Pesquisa e Pós-graduação para levar informação à comunidade sobre a produção científica desenvolvida na Udesc Esag. Todos os vídeos, de poucos minutos, serão publicados nas mídias sociais da Udesc Esag e ficarão disponíveis em udesc.br/esag/pesquisa/videos.



Os atos de improbidade administrativa são considerados pela legislação brasileira como atos de corrupção – que não se restringem aos crimes de corrupção previstos no código penal. Mas a lei 8.492/92, que trata da improbidade administrativa, não define o que é improbidade. Em vez disso, traz uma lista com exemplos de condutas que podem ser assim consideradas.

“Mas essas práticas estão previstas na lei de forma vaga, com uma grande indeterminação”, explica a professora Denise Pinheiro. “Isso pode gerar incertezas no agir do administrador público, que muitas vezes não tem clareza sobre se um passo que precisa dar é lícito ou não, mesmo sem nenhuma má fé”.

As pesquisa busca assim, a partir da análise de inúmeras decisões do TJSC em ações de improbidade, estabelecer parâmetros que deixem mais claras que condutas são ou não aceitáveis pela lei. A ideia é contribuir para a prevenção da corrupção, oferecendo orientações de condutas aos gestores públicos.

Acesse a série de vídeos em
udesc.br/esag/pesquisa/videos

Acompanhe as novidades sobre a pesquisa na Udesc Esag
no Instagram (@pesquisaepos.esag) e Facebook (/pesquisaepos.esag)

Conheça os grupos de pesquisa da Udesc Esag em
udesc.br/esag/gruposdepesquisa

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h