Em função da pandemia do novo coronavírus e das medidas restritivas das autoridades competentes, as aulas de graduação e pós-graduação da Udesc estão sendo realizadas em formato não presencial.
A Udesc disponibiliza aos professores e alunos da instituição ferramentas online para acompanhamento das aulas, que podem ser síncronas (em tempo real, com a presença de alunos e professor) ou assíncrona (sem a necessidade da presença de aluno e professor ao mesmo tempo). O formato sempre é definido por cada professor em cada disciplina.
As plataformas mais comuns utilizadas na Udesc para acompanhar as aulas são:
Microsoft Teams (incluso no pacote Office 365 da universidade)
Além delas, os professores poderão utilizar outras de sua preferência, como o Google Meet.
Acesso pelo ID Udesc
Para acessar as ferramentas Moodle e Microsoft Teams, os alunos e professores usam o mesmo login e senha utilizados na Udesc: oID Udesc, que também dá acesso ao e-mail institucional (usuário@udesc.br) e os equipamentos de informática de cada centro.
No caso do aluno que nunca acessou ou que não lembre o login e a senha, para ter acesso é necessário entrar em id.udesc.br. No link é possível obter a primeira senha ou solicitar nova. É importante ressaltar que o e-mail institucional, do ID Udesc, é o mesmo utilizado pela Udesc para o envio de comunicados e assuntos em geral sobre a universidade. É um dos principais canais de comunicação para ampla divulgação de informações.