Registro da 3ª edição da Sagrai, em 2025, realizada em Lages. Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Semana Acadêmica Negra e Indígena (Sagrai 2026). O evento ocorre entre 13 e 15 de março, no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, e é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo.
As inscrições podem ser feitas até 5 de março, em três modalidades: ouvinte interno, ouvinte externo e apresentação de trabalhos. A categoria de ouvinte interno é destinada exclusivamente a estudantes da Udesc, de graduação ou pós-graduação. Já a submissão de trabalhos é voltada apenas a estudantes da Udesc autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
Organizada por estudantes independentes, a Sagrai tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade à produção acadêmica de estudantes negros e indígenas da Udesc. A proposta é promover um evento com atividades acadêmicas, culturais e formativas, além de incentivar a troca de experiências e a integração entre os diferentes centros da universidade.
Submissão de trabalhos
Os trabalhos serão apresentados em formato de banner científico e podem incluir projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de relatos de experiência, trabalhos desenvolvidos durante a graduação, em sala de aula ou em movimentos sociais.
Toda a programação da 4ª Sagrai é gratuita e aberta ao público, incluindo pessoas que não fazem parte da universidade.
História e importância de Laguna
Além das apresentações acadêmicas, a Sagrai 2026 também convida o público a conhecer a história e a diversidade cultural de Laguna. Terceira cidade mais antiga de Santa Catarina, o território foi habitado muito antes da colonização europeia pelos povos sambaquieiros e teve papel importante na ocupação do Sul do Brasil.
A história da cidade é marcada pela pesca, pela navegação e pelas lutas por liberdade, como a Revolução Farroupilha. O município também é reconhecido por figuras históricas de resistência, como Anita Garibaldi, e pelo protagonismo negro, representado por Julia Chrispina do Nascimento, mulher negra, filha de pessoa escravizada, que atuou como professora e manteve sua própria escola no início do século XX.
Hoje, Laguna preserva seu patrimônio histórico, cultural e natural, unindo passado e presente à beira do mar.
Sobre a Udesc Laguna
O Ceres foi fundado em 2006 e iniciou suas atividades em 25 de fevereiro de 2008. Atualmente, o centro oferece os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas – Biodiversidade e Ciências Biológicas – Biologia Marinha.
Conheça mais sobre a Udesc Laguna
Serviço:
O QUÊ: 4ª Semana Acadêmica Negra e Indígena (Sagrai 2026)
QUANDO: 13 a 15 de março de 2026
ONDE: Udesc Laguna
INSCRIÇÕES: até 5 de março por
este link
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935