Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/06/2022-16h03

Ações afirmativas na pós-graduação é tema de conversa na Udesc Ceart terça-feira

Evento reúne professoras da Udesc Ceart e o professor da UFSC Marcelo Tragtenberg no auditório do DMU às 19h

 
Falar sobre Ações Afirmativas é o objetivo do encontro marcado para a próxima terça-feira, 21 de junho, com a participação do professor e diretor administrativo da Secretaria de Ações Afirmativas (Saad) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marcelo Tragtenberg. A roda de conversa acontecerá no auditório do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Udesc, às 19h.

O evento é organizado pela Comissão de Ações Afirmativas (CAFI) da Pós-Graduação do Ceart, vinculada à Direção de Pós-Graduação (DPPG) que desenvolve estudos para elaborar e propor uma normativa para sustentar a política de ações afirmativas dos Programas de Pós-graduação do centro, incluindo a discussão sobre cotas, formas de ingresso e permanência estudantil.

Tragtenberg trará o exemplo da universidade federal, que por meio da Saad, aprovou no Conselho Universitário (CUn) da instituição, a criação dessas políticas nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da UFSC.

Marcelo é professor associado da UFSC, formado em licenciatura em Física e pós-graduação na mesma área. Sua experiência se estende à Física Estatística, atuando em diferentes temas. Parte da sua dedicação acadêmica é voltada à pesquisa sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior para negros, indígenas e estudantes oriundos de escolas públicas.

Para a roda de conversa, participam pela Udesc Ceart, como mediadoras, as professoras Fátima Costa de Lima e Célia Maria Antonacci, que já atuaram na coordenação dos programas de pós-graduação em Artes Cênicas e em Artes Visuais do Ceart, programas pioneiros na implantação de políticas de cotas em seus processos seletivos para ingresso como aluno regular na pós-graduação do Ceart. Ambos os programas têm vagas destinadas para Ações Afirmativas.

Sobre a CAFI
A Comissão de Ações Afirmativas da Pós-graduação do Ceart, formada por docentes estudantes e técnica, iniciou as atividades em fevereiro de 2022, com o objetivo de propor uma minuta de resolução ao Conselho de Centro (Concentro) do Ceart, estabelecendo diretrizes que possam balizar a política de ações afirmativas dos Programas de Pós-Graduação, visando promover o ingresso e a permanência de negros(as), indígenas, pessoas com deficiência e outras categorias de vulnerabilidade social.

Sobre o convidado
Marcelo Tragtenberg possui graduação em bacharelado e em licenciatura em Física, pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre e doutor em Física, também pela USP Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística.


Serviço
O quê: Roda de conversa sobre Ações Afirmativas na pós-graduação;
Quando: 21/06/2022, terça-feira;
Hora: às 19h;
Onde: auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart;
Público-alvo: aberto ao público em geral;
Quanto: gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350       
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h