Os 24 bolsistas do programa iniciaram as atividades
em novembro e seguem até 2026. Foto: Ascom/Faed
Estudantes do curso de Licenciatura em História do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começaram desde 1º de novembro a atuar como bolsistas de iniciação à docência da disciplina em três escolas públicas de Florianópolis. A iniciativa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os 24 bolsistas que participam do programa são vinculados ao
Laboratório de Ensino de História (LEH), da Udesc Faed, e estarão em atividades nas escolas até o segundo semestre de 2026.
Nesta sexta-feira, 8, os bolsistas se reuniram com a coordenação do PIBID da Udesc Faed para avaliar as ações e também receber orientação sobre a continuidade dos trabalhos em cada escola. As unidades atendidas pelo grupo são: EEB Francisco Tolentino, EEB Laura Lima e Instituto Estadual de Educação.
Para a professora Nucia Alexandra Silva de Oliveira, coordenadora do PIBID no centro de ensino, o programa é fundamental a formação de professores na Udesc. "O PIBID oportuniza a experiência de estar em sala de aula, preparar planos de aula e materiais didáticos, experimentar este dia a dia. O contato com os estudantes nas escolas é uma oportunidade de revisitar e compartilhar aprendizados", considera.
A Udesc Faed conta ainda com bolsistas PIBID vinculados aos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Geografia.
Sobre o PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
A Udesc participa do programa desde 2011. Para este novo ciclo de formação, a universidade contará com 240 bolsas de R$ 700 para os estudantes de graduação, 30 bolsas de R$ 1 mil para professores da educação básica, além de bolsas para os coordenadores dos subprojetos e do programa na instituição. Os subsídios são disponibilizados via
edital nº 10/2024 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br