Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/10/2019-17h53

Analista de sistemas apresentará jogos digitais da Udesc em simpósio de tecnologia e saúde

Tese de Tânia Crocetta, sobre jogos para reabilitação, foi defendida e aprovada em 2018 - Foto: Divulgação
A analista de sistemas Tânia Brusque Crocetta, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será uma das palestrantes do 3º Simpósio Internacional de Tecnologia e Recuperação Funcional (Simptecnologia), que será realizado em 25 e 26 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Atualmente vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicação da Udesc (Setic), Tania ministrará a palestra "Softwares para a reabilitação motora e cognitiva: disponíveis para download" no dia 26, das 9h às 10h30, ao lado da professora Talita Dias, do grupo Pesquisa e Aplicação Tecnológica em Reabilitação (Pater), da Universidade de São Paulo (USP).

Na apresentação, o público poderá conhecer os jogos digitais desenvolvidos na Udesc pelas equipes do Laboratório de Realidade Virtual Aplicada (Larva), do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), e do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), que são coordenadas respectivamente pelos professores Marcelo da Silva Hounsell e Alexandro Andrade.

Doutorado em SP

Tânia é formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), especialista em Tecnologia da Informação Aplicada à Internet pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), mestre em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid, com ênfase em Inovação e Desenvolvimento de Software, e doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

Sua tese de doutorado, "Validade e confiabilidade de tarefas em ambiente de realidade virtual para recuperação de indivíduos com transtornos das habilidades funcionais", foi defendida e aprovada em 2018.

Tania recebeu orientação do professor Carlos Bandeira de Mello Monteiro, que coordena o o grupo Pater na USP, e coorientação do professor Luiz Carlos de Abreu, responsável pelo Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica da FMABC. Além disso, contou com o apoio da equipe de desenvolvimento de softwares da USP, liderada pelo docente Luciano de Vieira de Araújo.

Seu doutorado teve início junto à equipe de desenvolvimento, onde foi responsável pela análise, especificação de requisitos e testes de um pacote de software – o Team Bridge Games – criado por um grupo de pesquisadores.

"Fazendo a ponte entre mestrandos e doutorandos da FMABC e da USP, pude acompanhar pesquisas com uso de jogos em diferentes patologias e locais de coleta, observando as reais necessidades dos pesquisadores e fazendo ajustes no software, especificando melhorias, correções ou propondo novas funcionalidades", relatou.

Tania conta que o pacote Team Bridge Games obteve premiações significativas na área: em 2016, venceu a edição nacional da Imagine Cup, na categoria "Cidadania", e, no ano seguinte, voltou a ser finalista na mesma competição. Organizada pela Microsoft, a Imagine Cup é conhecida como as "Olimpíadas da Computação". O pacote também recebeu menção honrosa no Project Blueprint Challenge, na categoria "Cidadania Mundial".

Eslováquia

A riqueza de informações apuradas nesse processo levou Tania a propor um projeto de pesquisa, com bolsa de doutorado-sanduíche do Programa Erasmus Mundus, para fazer análise e mineração de dados.

Contemplada, ela passou dez meses na Faculdade de Ciências da Gestão e Informática da Universidade de Zilina (Uniza), na Eslováquia, onde teve contato com projetos de robótica, simulação de células em corrente sanguínea e inteligência artificial desenvolvidos por grupos de pesquisa da instituição.

A experiência internacional incluiu ainda apresentações de trabalhos e uma visita às universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra, acompanhada do seu orientador, professor Bandeira.

Benefícios

Tania relata que o doutorado lhe rendeu a publicação de artigos científicos, parcerias com grupos de pesquisa de diferentes instituições e a participação em congressos e seminários. Ela também foi convidada a apoiar as aulas da disciplina de Introdução à Informática, ministrada nos cursos de Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia da FMABC.

"Foi uma experiência muito rica, pelos conhecimentos técnicos e também pelo crescimento humano. Conhecer diferentes linguagens de programação, técnicas de desenvolvimento e processos em outras universidades abre caminhos para implantação ou adaptações em processos existentes na Udesc Cefid", afirmou em 2018, quando atuava no centro.

Segundo ela, coletas em diferentes instituições – junto a associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), grupos de idosos, escolas e instituições de apoio a pessoas com deficiências – lhe deram a certeza de que "podemos sempre usar o conhecimento adquirido na universidade em prol do bem-estar, especialmente com o uso das novas tecnologias para o ensino, a reabilitação, a socialização e a melhora da qualidade de vida".

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tania.crocetta@udesc.br.

Siga a Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h