Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2024-11h41

Aprendizagem no trabalho em startups é tema de defesa de mestrado na Udesc Esag

Abraão José da Silva defenderá nesta segunda-feira, 25, às 9h, sua dissertação “Aprendizagem informal no ambiente de trabalho em startups de varejo”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professoro Nerio Amboni.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, são públicas e abertas a qualquer interessado. A defesa da dissertação será transmitida ao vivo, pela plataforma Teams.

Assista aqui a defesa ao vivo
(nesta segunda-feira, 25, às 9h)

A pesquisa teve como objetivo desenvolver orientações para promover a aprendizagem informal, no ambiente de trabalho, de diretores executivos de startups de varejo de Florianópolis. Como resultado, propõe 10 orientações neste sentido.

O estudo demonstra que experiências profissionais e aprendizagem autodirigida e pessoais são as principais fontes de aprendizado informal. Tecnologias e ferramentas digitais, como as pesquisas na internet, vídeos-aulas e podcasts são meios essenciais para apoiar esse processo.

Cultura organizacional, comunicação, estilo de liderança e a colaboração são os principais fatores facilitadores dessa aprendizagem. Já a rotatividade de pessoal e a pressão por resultados foram considerados restritivos.

Acesso on-line

Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h