Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/06/2020-20h58

Artigo da Udesc sobre gastos com saúde é publicado em revista de Ciência Contábil

Estudo da docente Valkyrie Vieira Fabre foi premiado em congresso internacional em 2018 - Foto: Divulg.
Um artigo sobre os gastos com vigilância epidemiológica nos municípios catarinenses, elaborado no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, foi publicado na Revista Catarinense de Ciência Contábil, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Acesse o artigo.

O estudo foi feito pela professora Valkyrie Vieira Fabre, da Udesc Alto Vale, em parceria com os pesquisadores Leonardo Flach, Altair Borgert e Emanuele Engelage, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O trabalho dos pesquisadores buscou analisar a eficiência dos recursos públicos aplicados em vigilância epidemiológica na mitigação de doenças como Aids, dengue e gripe Influenza. Para tanto, foi feita uma análise estatística de dados de 60 municípios catarinenses, coletados ao longo de um período de quatro anos.  

Resultados

Entre os resultados, o estudo indicou que as escolhas dos gestores se direcionam mais ao tratamento do que à prevenção das doenças, o que contraria preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta os riscos de epidemias e pode agravar a crise na saúde pública.

"A limitação de recursos e a priorização social têm feito com que a eficiência na saúde pública se torne pauta de diversos debates. Contudo, muitas vezes as escolhas dos governantes podem seguir prioridades individuais, conforme preconizado pela teoria das escolhas públicas, em especial na área epidêmica, que é fortemente influenciada pelo pânico e pela mídia", destacaram os pesquisadores no trabalho.

Artigo premiado

Feito antes da pandemia do novo coronavírus, o trabalho também foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop) e, em 2018, recebeu menção honrosa no Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, na categoria "Profissional" .

Na ocasião, Valkyrie também teve um artigo premiado com o primeiro lugar na categoria "Estudante", no qual apresentou um diagnóstico dos custos com saúde pública em municípios catarinenses.

O Prêmio Chico Ribeiro visa fomentar a discussão da temática de informação de custos e melhoria da qualidade do gasto público, premiando trabalhos, artigos científicos e relatos de experiências.

"Não imaginávamos que esse tema seria tão atual em 2020", afirma Valkyrie, que é docente do Departamento de Ciências Contábeis da Udesc Alto Vale, onde leciona disciplinas e faz estudos na área de Contabilidade Pública.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail valkyrie.fabre@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo da professora Valkyrie foi premiado em 2018
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h