Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2020-20h43

Artigo de professora da Udesc Faed sobre educação linguística escolar integra publicação internacional

Livro foi publicado por editora do Reino Unido
A professora Josa Coelho da Silva Irigoite, docente do departamento de Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve um artigo de sua coautoria publicado no livro Novos horizontes em Educação e Estudos Sociais (New Horizons in Education and Social Studies Vol. 4).

O capítulo, intitulado A aula de Português: sobre vivências (in)funcionais (Discussion on the Portuguese Class: On (Non) Functional Experiences), foi escrito pela professora Josa, docente na área de Linguagem na Udesc Faed, em parceria com a professora Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A obra foi publicada pela editora Book Publisher International, organização editorial internacional que edita livros didáticos, atlas, monografias, e-books, livros de referência em áreas científicas, técnicas e médicas, e que tem filiais na Índia e no Reino Unido.

O artigo tematiza a aula de Português, discutindo a educação linguística escolar para os usos sociais da escrita. “Trata-se de um estudo de caso cujos dados foram gerados por meio de pesquisa documental em vivências do Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid/Capes - e cuja análise tem base interpretativista”, explica a professora Josa.

Conforme a autora, os resultados sinalizam possibilidades de uma ação didática que, valendo-se da funcionalidade que caracteriza o aparelho escolar e as novas tecnologias, abra espaços à educação para o infuncional, para os usos da escrita em que a palavra não se rende à lógica do mercado global.

Mais informações sobre a publicação na página da editora.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h