Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/02/2021-14h05

Aula magna dos programas de pós-graduação da Udesc Faed abordará cidades, moradia e segregação

Os Programas de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan), em Educação (PPGE), em História (PPGH), em Gestão da Informação (PPGinfo), e o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizam na próxima segunda, 8, a aula magna que marca o início do semestre letivo da pós-graduação em 2021.

A atividade intitulada As cidades contemporâneas, a questão da moradia e os processos de segregação, será proferida pela professora Ermínia Maricato, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), às 16h, pelo Youtube.

Em 2020 a pandemia de Covid-19 colocou inúmeros desafios para as políticas públicas e para a saúde pública em geral. Diante deste cenário, a professora convidada abordará a problemática das cidades, tendo como questão central a habitação, o acesso ao saneamento e às medidas de isolamento social em bairros e moradias precárias, e as dificuldades que as comunidades empobrecidas enfrentam para se proteger do vírus de maneira geral.

A palestrante é arquiteta, urbanista, docente e pesquisadora da FAU/USP. Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, Coordenadora do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Ministra Adjunta das Cidades. Atua no campo do urbanismo e pela Reforma Urbana no Brasil, que a levou a ocupar cargos públicos, tendo participado ativamente da criação do Ministério das Cidades. Recebeu inúmeras premiações, a mais recente foi o prêmio máximo concedido pela Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA): a Medalha de Ouro, recebida em novembro de 2020.

As inscrições para emissão de certificados aos participantes podem ser realizadas no link do formulário. A palestra será transmitida pelo canal da Udesc Faed, no Youtube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h