Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/12/2019-17h02

Biblioteca Central da Udesc não atenderá público entre 16 de dezembro e 31 de janeiro

Setor adotará novo sistema de segurança para livros durante funcionamento interno - Foto: Jonas Pôrto

De 16 de dezembro a 31 de janeiro, a Biblioteca Central (BC), da Universidade do Estado de Santa Cataraina (Udesc), estará fechada para atendimento ao público.

Nesse período, os técnicos se dedicarão exclusivamente ao expediente interno para implantação de um novo sistema de segurança no acervo de livros da unidade.

Até a próxima sexta-feira, 13, os usuários ainda poderão fazer empréstimos de férias e retirar até dez exemplares para devolução até 2 de março. A biblioteca retomará o atendimento externo em 3 de fevereiro.

Mais segurança e eficiência

O novo sistema trará diversos benefícios ao setor. Atualmente, a BC utiliza fitilhos antifurto para garantir a segurança dos livros com tecnologia eletromagnética. Essa ferramenta será substituída pela tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID).

A coordenadora da BC, Letícia Lazzari, explica que o novo sistema aperfeiçoará a gestão eletrônica do acervo, possibilitará o auto-atendimento ao usuário e aumentará a preservação dos exemplares.

Com a tecnologia RFID, um pequeno dispositivo fixado ao livro será capaz de armazenar dados e fornecer informações de forma mais eficiente. "A nova ferramenta irá otimizar a prestação de serviços da BC, assim como as rotinas técnico-administrativas e o gerenciamento da informação", afirma a coordenadora.

Durante o expediente interno, técnicos do setor substituirão o fitilho antifurto de cada livro pelo dispositivo do sistema RFID. "O acervo é grande, e teremos que fazer a substituição exemplar por exemplar", esclarece Letícia.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial e pelo telefone (48) 3664-8070, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Setor implantará novo sistema de segurança para livros durante período de experiente interno
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h