Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/04/2021-16h07

Ceart Aberto à Comunidade: Edições Virtuais têm início sábado

Evento chega na 16ª edição em 2021, de forma online, e promete surpreender o público

 
Com o início da pandemia do novo Coronavírus em 2020 um dos maiores projetos de extensão do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Ceart Aberto à Comunidade, que estava em vias de produção e organização, teve que ser cancelado. Foi necessário um longo período de estudos para viabilizar o evento em formato online, procurando manter a maior qualidade técnica possível e facilitar o acesso aos trabalhos artísticos e culturais no ambiente da internet. Feitas as adaptações necessárias, o Ceart poderá realizar neste ano as edições virtuais do evento.

Em 2021 o “Ceart Aberto à Comunidade -  Edições Virtuais” acontecerá em três datas: a primeira no dia 24 de abril, próximo sábado, seguido dos dias 29 de maio e 26 de junho, todas as datas com atividades gratuitas ao público em geral.

Foram selecionadas via edital de chamada pública 15 atividades artísticas e culturais, por meio de vídeos pré-gravados, áudios ou fotos (no caso de exposições), e seis oficinas artísticas e culturais de proponentes externos à Udesc, que serão realizadas de modo remoto nos três dias de edições virtuais, além de uma exposição de trabalhos dos estudantes da Udesc Ceart. Todas as atividades terão acessibilidade, com Libras ou descrição de imagens.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Comunidade, da Udesc Ceart, e organizadora do evento, professora Daiane Dordete a expectativa é ampliar o acesso à programação com a disponibilização virtual das atividades. “Haverá atividades com transmissão única em cada uma das três edições virtuais, além de oficinas realizadas em salas virtuais nas datas”, completa. A coordenadora ainda afirma que a viabilidade do projeto neste formato se deu em virtude dos recursos oriundos da emenda parlamentar n. 935/2019, de autoria da deputada estadual Luciane Carminatti e de outros recursos provenientes da própria universidade. “Deste modo, a Udesc Ceart pode contribuir também com a economia da cultura, setor muito afetado pela pandemia de covid-19, fomentando atividades para o setor”, pondera a organizadora do evento.

Prêmio e exposição Invenções Pandêmicas

O evento apresentará ainda em sua programação as obras selecionadas em um segundo edital, o “Prêmio Invenções pandêmicas”, que traz 10 criações de estudantes do Ceart que irão compor uma exposição virtual. O objetivo central do prêmio foi dar visibilidade às invenções e reinvenções dos acadêmicos em 2020, durante o distanciamento social. “A exposição traz trabalhos imagéticos, sonoros e audiovisuais e ficará hospedada no site para visitação durante todo o período do evento, sendo possível visitá-la a qualquer momento entre os dias 24 de abril e 26 de junho. “Todo mês também teremos uma diferente exposição de artista catarinense para visitação no site”, explica Daiane.

Oficinas Virtuais

Nas três edições de 2021 acontecerão oficinas em salas virtuais, as quais requerem inscrições antecipadas. As do dia 24 de abril acontecerão simultaneamente das 9h às 12h: “Escrita Criativa”, com a jornalista Camila Morgana Lourenço; e “Zine Virtual”, com Pati Peccin, que é educadora e ilustradora. As vagas são limitadas (20 para cada oficina) e já foram totalmente preenchidas, respeitando a ordem de inscrição como critério de seleção.

As inscrições para as oficinas das próximas edições iniciam sempre com dez dias de antecedência ao evento, encerrando três dias antes ou quando todas as vagas forem preenchidas, sendo realizadas por formulário disponível no site do projeto.

Site próprio

Para dar vida ao projeto em ambiente virtual, em 2021 a organização do evento lançou um site próprio. O site hospeda toda a programação do evento e é por lá que as transmissões de artes cênicas, música, audiovisual e cultura popular serão realizadas, no link de cada atividade, na data e horário agendados, sem necessidade de cadastro prévio. O site também hospeda as exposições sonoras, imagéticas e audiovisuais, que ficarão disponíveis para acesso durante todo o período do evento (de 24 de abril a 26 de junho). Todas as informações sobre as atividades que compõem a programação do evento poderão ser acessadas pelo portal.

Histórico

Durante os anos de 2018 e 2019 o projeto Ceart Aberto à Comunidade aconteceu em um formato de evento mensal, aos sábados, nas dependências da Udesc Ceart, em Florianópolis. Neles, foram realizadas 13 edições do projeto, com mais de 200 atividades compondo sua programação e um público estimado em mais de 10 mil pessoas.

O projeto visa oferecer à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural por meio de atividades desenvolvidas pelos cinco departamentos do centro de ensino - Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música, além de receber feiras, ofertar espaços de convivência, disponibilizar salas para estudos e promover atividades convidadas.

O objetivo em 2021 se mantém: “ampliar a inserção social e atuação extensionista e cultural do Centro de Artes da Udesc, fomentando o usufruto da universidade e de suas atividades e espaços pela sociedade”, conforme o projeto se apresenta em seu portal na internet. Porém, a adaptação para o ambiente virtual exigiu muitas adaptações, e algumas modalidades de atividades realizadas no evento em formato presencial não puderam ser contempladas no ambiente digital.

Acompanhe as redes sociais do projeto Ceart Aberto à Comunidade para ficar por dentro de toda a programação: Instagram e Facebook.

Serviço:

O que: Ceart Aberto à Comunidade – Edições Virtuais
Quando: 24 de abril, 29 de maio e 26 de junho
Onde: www.ceartaberto.com
Quanto: gratuito

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h