Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/12/2025-11h56

Clube de Leitura da Udesc Esag define planejamento para 2026

Atividades iniciam a partir de março

O Clube de Leitura do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), do campus-sede da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, definiu o calendário para 2026. A programação prevê oito reuniões ao longo do ano, com leituras que abrangem literatura contemporânea, biografias e obras de reflexão social.

O primeiro encontro do ano será em 5 de março com a leitura do livro Violeta, da escritora chilena Isabel Allende. As reuniões acontecem a cada 40 ou 50 dias, às quintas-feiras, das 18h às 20h30, na Udesc Esag. A participação é aberta ao público interno e externo.

Confira o cronograma para 2026

5 de março -  Violeta, de Isabel Allende
09 de abril - A elegância do ouriço, de Muryel Barbery
14 de maio - O livro dos abraços, de Eduardo Galleano
18 de junho - O segredo do meu turbante, de Naia Ghulam e Agnès Rotger
23 de julho - O que resta de nós, de Virginie Grimaldi
20 de agosto - Uma mulher, de Annie Ernaux
01 de outubro - Nada Mais será como antes, de Miguel Nicolelis
05 de novembro - Coisa de rico, de Michel Alcoforado

A dinâmica do grupo

O Clube de Leitura é uma atividade de extensão que, embora não esteja institucionalizada neste ano, construiu um vínculo forte com suas participantes. São três curadoras: as professoras Simone Ghisi Feuerschütte e Patrícia Vendramini e a técnica Janaína Valentim. Desde a sua fundação, o grupo também recebeu convidados ligados às temáticas discutidas em cada encontro.

"É um sonho que se realiza. Tinha muita vontade de trabalhar temas transversais que explorassem a formação humana dos alunos para além das questões técnicas. Nas minhas aulas procurava aperfeiçoar isso. Como eu gosto muito de ler, eu queria estimular as turmas nessas investidas", comenta a professora Simone, idealizadora da iniciativa.

O Clube de leitura foi criado por Simone, que buscava aliar a paixão pessoal pela literatura com a necessidade de ampliar o repertório cultural dos estudantes. Ela se aposentou em fevereiro de 2024. Em função disso, precisou sair da coordenação do projeto, mas segue entusiasta da ação, como voluntária, inclusive na curadoria de todo o processo.

Na avaliação de uma das organizadoras, a professora Patrícia Vendramini, a iniciativa oferece um espaço seguro para compartilhamentos que, muitas vezes, alcançam dimensões pessoais: “é ali que as obras e as leituras realizadas nos tocam, nos afetam e despertam um movimento muito bonito de trocas afetuosas entre as integrantes do clube”, destaca.

“É como se fosse um momento de saída da rotina, no qual a gente se permite olhar para si, em um exercício de acolhimento entre colegas. Às vezes, a própria dificuldade de finalizar a leitura vem acompanhada de uma autocobrança de performance, de não ter conseguido, de equilibrar os pratos, de dar conta das obrigações. Mas o Clube de Leitura não é uma obrigação; é um espaço de entrega. Podemos participar das reuniões mesmo sem ter lido e, ainda assim, aprender com as trocas e com o percurso de cada uma”, enfatiza.

Outro ponto destacado pela servidora da Udesc Esag em formação em psicologia Janaína Valentim é "a horizontalidade na construção do saber". “Quando a leitura é feita de forma individual, temos uma percepção. Já nos encontros do Clube de Leitura, essa percepção se amplia significativamente. Nuances presentes no livro, que não emergem a partir das experiências individuais, ganham visibilidade no compartilhamento em grupo”, explica.

Além disso, o respeito à diversidade de opiniões também foi ressaltado pelas organizadoras. Ao acolher diferentes interpretações, trajetórias de vida e repertórios culturais, o espaço coletivo se fortalece como um ambiente de escuta ativa e diálogo democrático, no qual não há respostas certas ou erradas, mas múltiplas possibilidades de leitura. Essa convivência com o dissenso estimula o pensamento crítico, amplia a empatia entre os participantes e contribui para a construção de um saber mais sensível, plural e inclusivo, alinhado aos princípios de horizontalidade e cooperação que orientam a proposta do grupo.

Sobre o Clube de Leitura

Criado no âmbito do projeto Conviver Esag, com apoio do Edital Campus de Cultura da Udesc, o Clube de Leitura é uma iniciativa que busca fortalecer os vínculos entre a comunidade acadêmica e o público externo, promovendo espaços de convivência, escuta e troca de saberes.

A proposta central é fomentar o debate de temas contemporâneos a partir da leitura coletiva e sistematizada de obras literárias e ensaísticas, valorizando diferentes perspectivas e experiências de vida.

Por meio de encontros periódicos, o Clube de Leitura estimula a reflexão crítica, o diálogo respeitoso e a construção horizontal do conhecimento, criando um ambiente propício para a ampliação do repertório cultural e do pensamento coletivo.

Desde seu início, em maio de 2023, o Clube de Leitura da Udesc Esag realiza encontros abertos e gratuitos, com a participação de integrantes da comunidade interna e externa, reafirmando seu compromisso com o acesso à cultura, à educação e à democratização do saber.

Serviço
O QUÊ: Clube de Leitura – Conviver Esag
QUANDO: quintas-feiras (cronograma acima)
ONDE: Udesc Esag (Av. Madre Benvenuta, 2007, Florianópolis)
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade
MAIS INFORMAÇÕES: no link

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h