Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2022-18h30

Comitiva integrada pela Udesc conclui missão internacional ao Japão e a Singapura

Gestores de 20 instituições catarinenses estiveram no continente asiático - Fotos: Mayara Cardoso
A comitiva catarinense de instituições de ensino superior em missão internacional ao Japão e à Singapura concluiu no último sábado, 26, a viagem de 15 dias pelo continente asiático.

O vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Luiz Antônio Ferreira Coelho, integrou o grupo, que contou com gestores de cerca de 20 instituições de ensino superior de SC e foi liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Coelho destaca que os dois países visitados têm sistemas de ensino superior e de ciência, tecnologia e inovação "complexos e eficientes" e que a Udesc abriu novas oportunidades para parcerias tanto no Japão quanto em Singapura.

"Faremos, inicialmente, convênios guarda-chuva. Depois, aproximaremos pesquisadores. Tenho convicção de que frutos concretos surgirão a partir dessa missão nos próximos dois anos", afirma o vice-reitor.

Nove cidades

A agenda de visitas e reuniões teve como objetivo conhecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação dos dois países e prospectar parcerias que beneficiem a educação superior e o desenvolvimento catarinense. O roteiro incluiu universidades, embaixadas e espaços de inovação em nove cidades.

Entre as possibilidades de parcerias internacionais, foram abordados intercâmbios de acadêmicos da graduação ao pós-doutorado e cursos interinstitucionais em formato híbrido.

Materiais informativos sobre as instituições catarinenses, incluindo um livro produzido especificamente para a missão, também foram entregues em todas as organizações visitadas.

Relatório

A Fapesc lançou uma página no site para divulgar informações sobre a iniciativa, no qual será publicado um relatório completo das visitas e reuniões realizadas, além de contatos e parcerias viabilizadas. 

Além da Udesc, integram a comitiva representantes das seguintes instituições: Católica SC, Furb, IFC, Ifsc, UniSatc, UniSenai, UFFS, Ufsc, UNC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Acafe 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Gestores de 20 instituições catarinenses estiveram no continente asiático
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h