Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/07/2021-16h38

Congresso Brasileiro de Alfabetização apoiado pela Udesc recebe inscrições

Estão abertas até 17 de agosto de 2021 as inscrições para o 5º Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf) que será realizado de 18 a 20 de agosto de 2021, de forma totalmente online, e terá como tema “Alfabetização: políticas, práticas e resistências”.

O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), em parceria com 20 universidades de todas as regiões do Brasil, sendo a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a anfitriã desta edição do evento.

Para a professora Alba Regina Battisti de Souza, líder do grupo de pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), é muito importante a participação da Udesc neste evento que vai congregar professores e professoras da educação básica e da educação superior que se voltam para práticas e pesquisas em alfabetização.

Já o professor Lourival José Martins Filho, docente da Udesc Faed e presidente da Abalf, destaca a importância do evento que segue resistindo para defender e preservar as conquistas no campo da alfabetização, acolhendo e enfrentando o desafio de repensá-las e ampliá-las.

A professora Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e vice-presidente da Abalf, destaca a contribuição da Udesc na articulação do Congresso. “A cada dois anos uma instituição de educação superior em parceria com a Abalf sedia o congresso e o papel da Udesc é fundamental para o êxito deste momento de encontro e formação de professores e professoras alfabetizadoras”, ressalta.

Associados da Abalf de todo o país e integrantes da Udesc gravaram um vídeo de divulgação do congresso: acesse aqui. As inscrições para apresentação de trabalhos seguem abertas até o dia 18 de julho de 2021.

A programação do evento contará com conferências, palestras, mesas redondas, lançamento de livros, exposição de materiais didáticos e apresentações de trabalhos. Acesse a programação.

As inscrições podem ser feitas na página da Abalf.

* Confira o convite da Dona Maricotinha para o 5º Conbalf: acesse aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h