Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2021-17h31

Conselho de centro da Udesc Faed aprova moção de apoio aos programas Residência Pedagógica e PIBID

O Conselho de Centro do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catariana (Udesc), aprovou por unanimidade em reunião ordinária realizada nesta sexta-feira, 29, uma moção de apoio à continuidade e ao fortalecimento do Programa Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O documento presta solidariedade aos bolsistas e repudia o não pagamento das bolsas no mês de outubro de 2021. O atraso, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes), se deve à necessidade de aprovação do Projeto de Lei 17/2021 em tramitação no Congresso Nacional.

Confira o texto da moção:

MOÇÃO DE APOIO À CONTINUIDADE E AO FORTALECIMENTO DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

O Conselho de Centro do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catariana - UDESC, no uso de suas atribuições, vem a público manifestar solidariedade aos bolsistas e repúdio ao não pagamento das bolsas, bem como amplo e irrestrito apoio à continuidade e ao fortalecimento do Programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

O PIBID e o PRP são programas que têm como principal objetivo a proposição de projetos de iniciação à docência em parceria com as instituições de Ensino Superior e as escolas de Educação Básica, bem como o fortalecimento dos cursos de Licenciatura. Trata-se de Programas que contribuem para a permanência estudantil na Universidade, tendo em vista que os estudantes dependem das bolsas dos Programas para manter suas atividades. Também, professores da Educação Básica das Redes públicas de ensino recebem bolsa desses Programas para acompanhar e supervisionar os estudantes na escola.

Considerando a relevância desses Programas para a formação inicial de professores e para a interlocução entre Universidade e as Redes públicas de ensino, a FAED manifesta repúdio ao não pagamento das bolsas pela CAPES e lamenta a forma displicente como estes programas têm sido tratados no âmbito das políticas públicas do Governo Federal.


Celso João Carminati
Presidente do Conselho de Centro da FAED

Florianópolis, 29 de outubro de 2021.


Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h