Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/08/2021-14h10

Conselho de Centro da Udesc Faed delibera sobre retorno de atividades presenciais

Retorno das atividades pedagógicas presenciais da graduação e da pós-graduação ocorrerá somente em 2022 (Foto: Jonas Porto)
O Conselho do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), deliberou por unanimidade em reunião ordinária realizada na última sexta-feira, 27, que o retorno das atividades pedagógicas presenciais da graduação e da pós-graduação ocorrerá somente em 2022.

Durante a reunião as direções Geral, de Ensino de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação do centro apresentaram os resultados do levantamento realizado com a comunidade acadêmica no mês de agosto sobre o retorno das atividades pedagógicas presenciais.

A pesquisa realizada com docentes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação revelou que a maioria (quase 80% dos estudantes e professores da pós-graduação, e quase 70 % dos estudantes e professores dos cursos de graduação) não deseja retornar às atividades presenciais neste momento da pandemia; não se sentem seguros para o retorno presencial; e gostariam que o ensino remoto fosse mantido neste momento. A maioria também revelou ter familiares e/ou pertencer a grupos de risco para Covid-19; e a maior parte dos participantes ainda não estava vacinada ou estava apenas com uma dose da vacina.

A pesquisa foi avaliada pela Comissão de Monitoramento de Covid-19 da Udesc Faed, que identificou nas respostas da comunidade que ainda não é o momento de retornar com as atividades pedagógicas presenciais.

O diretor geral, professor Celso Carminati, afirmou que a Udesc Faed se destaca mais uma vez pelo seu pioneirismo na universidade com a consulta pública à comunidade acadêmica, para conhecer suas condições e realidade como condição para avaliar e definir sobre as atividades pedagógicas presenciais.

“Foi um trabalho coletivo, pensado e articulado, sempre tendo como princípio fundamental, enquanto gestão, a preservação da vida e a segurança das pessoas, tomando muito cuidado frente ao momento que estamos vivendo”, ressaltou.

Diante dos dados da pesquisa que revelaram a preocupação da comunidade acadêmica, muitos ainda não imunizados, aliadas a questões de espaço físico limitado nas salas de aula do centro que dificultaria o distanciamento; estudantes residindo em outras localidades; transporte público limitado; dificuldade dos estudantes com aluguel em Florianópolis com a proximidade da estação de verão; entre outras questões que impactariam a comunidade estudantil, o Conselho de Centro deliberou pela manutenção do ensino exclusivamente remoto até o final de 2021.

Na reunião do conselho de dezembro o tema retornará à pauta para reavaliação do cenário e das condições de vacinação da comunidade acadêmica, para uma nova definição sobre o retorno presencial em 2022, de forma segura e planejada.

Retorno gradual do atendimento presencial nos setores administrativos

Os setores administrativos da Udesc Faed devem retomar gradativamente os atendimentos presenciais, conforme a Instrução Normativa nº 005/2021 da Pró-reitoria de Administração da Udesc, que autoriza o retorno dos servidores após 28 dias da aplicação da segunda dose ou da dose única da vacina contra a Covid-19.

Cada setor da Udesc Faed se organizará a partir das suas respectivas direções, para atendimento presencial de acordo com as datas de vacinação dos servidores (28 dias após dose única ou segunda dose), planejando o retorno presencial no Centro. A modalidade, datas e horários de atendimento dos setores da Udesc Faed serão disponibilizados no site de cada setor.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h