Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/03/2021-17h05

Coordenadores do programa residência pedagógica na Udesc realizam reunião de avaliação

Reunião foi realizada de forma remota pelo Teams
A Coordenação Institucional e os coordenadores e coordenadoras de área do Programa Residência Pedagógica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizaram na tarde desta quarta-feira, 3, pela plataforma Teams, uma reunião de avaliação e reflexão sobre o primeiro módulo de atividades.

Na Udesc o programa está organizando em três módulos, cada um composto por 138 horas de atividades didático-pedagógicas, conforme o cronograma:

  • 1º modulo:  03 de outubro de 2020 a 31 de março de 2021.
  • 2º módulo: 01 de abril de 2021 a 30 de setembro de 2021
  • 3º módulo: 01 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.
De acordo com o professor Lourival José Martins Filho, coordenador institucional do programa na Udesc, o Residência Pedagógica objetiva contribuir na formação crítica dos licenciandos e licenciandas em Artes, Geografia, Química, Física, Matemática e Pedagogia; no repensar dos estágios, práticas curriculares e pedagógicas; na inserção nos contextos escolares e no permanente diálogo com os profissionais da Educação Básica.

Para o coordenador, merece destaque a trajetória acadêmica dos coordenadores e coordenadoras de área da Udesc na formação de professores, marcada por cumplicidade com o programa, produção cientifica e diálogo com as escolas.

A professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, coordenadora da área de Artes, destacou que o Residência Pedagógica possibilitou nesta primeira etapa construir vínculos dos licenciandos e licenciandas com o cotidiano, aproximando-os da realidade escolar e seus desafios.

O professor Moisés da Silva Lara, coordenador da área Multidisciplinar Física, Matemática e Química, relatou que por meio do programa os estudantes realizaram projetos de ensino temáticos visando explorar interdisciplinarmente objetos de conhecimento da Química, da Física e da Matemática.

Para as professoras Alba Regina Battisti De Souza e Gabriela Maria Dutra De Carvalho, que coordenam a área de Pedagogia, neste primeiro módulo, mesmo com a pandemia de Covid-19, o Residência Pedagógica possibilitou que os licenciandos e licenciandas pudessem atuar com ética e compromisso nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para promover as aprendizagens e garantir às crianças os conhecimentos atinentes a este nível de ensino, de forma contextualizada e inclusiva, considerando os diferentes processos do desenvolvimento e aprendizagem.

A professora Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, coordenadora de área da Geografia, enfatizou que o primeiro módulo foi fundamental debater com os licenciandos e licenciandas as diversas funções atribuídas ao ensino da geografia na educação básica e seu papel na formação dos estudantes como sujeitos autônomos e críticos.

Residência Pedagógica na Udesc

Por meio do programa Residência Pedagógica Udesc está presente em Florianópolis, São José, Balneário Piçarras, Jaraguá do Sul e Joinville, com abrangência nas redes municipais e estadual de ensino em 14 unidades escolares.

Participam do programa 120 estudantes dos cursos de licenciaturas da Udesc e 15 professores das escolas de educação básica que atuam como preceptores.

A Udesc já integra a segunda edição do programa. As reflexões decorrentes da experiência da Udesc no Residência Pedagógica foram publicadas na revista  Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho - GT Formação de Professores (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.

Mais informações sobre o Residência Pedagógica na página do programa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h