Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/04/2020-11h51

Coral da Udesc Joinville realiza primeiro ensaio online

Grupo utiliza plataforma gratuita de videoconferência online - Foto: Divulgação
O Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville teve sua primeira experiência online em conjunto, após 14 anos de atividades musicais. Devido à quarentena e à pandemia que assola o mundo, o coral achou uma forma de dar continuidade às atividades por meio de uma plataforma gratuita de videoconferência online.

No encontro, foram executados exercícios de técnica vocal e leitura de pequenos trechos melódicos com embasamento teórico para o desenvolvimento técnico musical. De acordo com o maestro Anderson Nascimento, devido à qualidade de sinal da internet, houve algumas interferências, entre elas o "delay", um atraso de transmissão que causa eco repetitivo e decadente. Além disso, outra dificuldade encontrada foi que nem todos os alunos utilizam de computadores que dispõem de câmera ou microfone.

"Independentemente de problemas, o ensaio foi produtivo e contou com a participação de 70% dos integrantes", afirmou Anderson.

Segundo o maestro, coros do mundo todo estão adotando esta prática temporária para suprir o cancelamento de encontros presenciais nas universidades, conservatórios de música, igrejas e instituições culturais.

Todos os cantores podem estudar em suas residências e tirar as dúvidas na videoconferência. As leituras de novas músicas são estudadas por meio de guias sonoros para os diferentes tipos de vozes, gravados pelo maestro e armazenados em um drive virtual. Todos os participantes tem acesso livre ao drive, bem como partituras musicais e exercícios. Nos encontros, os integrantes se conectam com seus fones e microfones e o maestro com microfone e piano digital.

"Esperamos que tudo se resolva o mais rápido possível, mas enquanto isso não acontece, a nossa atividade artística e cultural não será paralisada", finaliza o maestro.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h