Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2020-17h27

Coronavírus: Udesc suspende suas atividades acadêmicas presenciais a partir desta terça

Novo coronavírus já tem sete casos confirmados no Estado, sendo três deles na Capital - Imagem: Divulg.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu suspender a partir desta terça-feira, 17, as atividades acadêmicas presenciais de graduação e pós-graduação em todas as unidades de ensino em Santa Catarina, em virtude do avanço do novo coronavírus. A medida ficará em vigor por tempo indeterminado.

A universidade também informará diariamente a comunidade acadêmica sobre novas medidas em decorrência da doença.

Atividades em bibliotecas e academias universitárias também serão suspensas. Já os restaurantes universitários manterão o funcionamento com medidas intensivas de prevenção à doença, como reforço na higienização.

Durante esse período, a Administração Central da Udesc coordenará com os centros de ensino e membros da Gestão 2020-2024, que assumirão os mandatos em abril, um planejamento das atividades administrativas e acadêmicas para o enfrentamento da pandemia sem prejuízos a essas áreas.

Um dos objetivos é estudar maneiras de manter as atividades da universidade de forma remota. Cada pasta fará reuniões colegiadas com direções dos centros para implantar ações em cada área. Além disso, serão estudadas medidas para contribuir com o estado no combate à doença.

Também nesta segunda-feira, 16, às 17h, a Administração Central da Udesc participou de reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), da Defesa Civil de SC, integrada por representantes de vários órgãos do governo, para avaliar a evolução dos casos do novo coronavírus no Estado.

Servidores em risco têm condição especial de trabalho

Em relação ao trabalho de técnicos e professores, a universidade seguirá a orientação do Decreto nº 507 de 16 de março de 2020, do Governo do Estado, conforme os pontos abaixo. Os casos omissos serão tratados pelas chefias imediatas de cada setor.

Trabalho remoto em alguns casos

Servidores públicos estaduais podem desempenhar atividades em domicílio, em regime excepcional de trabalho remoto, nos seguintes casos:

  • Que apresentam doenças respiratórias crônicas;
  • Que coabitam com idosos que apresentam doenças crônicas;
  • Com 60 anos ou mais;
  • Que viajaram ou coabitam com pessoas que estiveram em outros países nos últimos sete dias.
  • Servidores em locais com transmissão ou contato com casos da doença

Os servidores que regressaram nos últimos 14 dias, ou que venham a retornar, de locais com transmissão comunitária do coronavírus devem adotar algumas medidas, assim como aqueles que tenham contato ou convívio direto com casos suspeitos ou confirmados da doença:

  • Se apresentar sintomas, devem ser afastados do trabalho por, pelo menos, 14 dias;
  • Se não tiver tosse, dificuldade para respirar, febre ou algum outro sintoma, devem desempenhar as atividades em regime de trabalho remoto por sete dias.

Bolsistas e estagiários

As atividades desempenhadas de bolsistas e estagiários que atuam nos diversos setores da universidade devem ser avaliadas pelas chefias imediatas, com possibilidade de trabalho remoto, por exemplo.

SC tem sete casos da doença

Em Santa Catarina, são sete casos confirmados da doença, três deles em Florianópolis. A Administração Central da Udesc entende que o ambiente universitário, seja em salas de aula e laboratórios, seja em restaurantes e bibliotecas, são espaços de potencial propagação do vírus.

Além disso, é preciso cuidados especiais com pessoas que estão nos grupos vulneráveis, como idosos. Assim como evitar os riscos envolvidos com os deslocamentos de alunos e profissionais de outras regiões e Estados.

Na última sexta-feira, 13, a Udesc já havia suspendido formaturas e outros eventos com aglomeração de pessoas (shows, palestras, seminários, entre outros), além de viagens internacionais.

Na Capital, onde encontram-se cinco dos 12 centros de ensino da Udesc, a Prefeitura de Florianópolis proibiu eventos com mais de 250 pessoas ao ar livre e mais de cem pessoas em locais fechados da cidade.

Com isso, a recomendação é que os estudantes fiquem em casa e evitem procurar os serviços de saúde, em exceção de casos com necessidade. A Prefeitura de Florianópolis implantou o serviço Alô Saúde Floripa, pelo telefone 0800-333-3233. Nesse telefone, é possível obter atendimento antes de ir aos postos de saúde, unidades de pronto atendimento (UPAs) e outros setores.

Prevenção e sintomas

Os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de uma gripe comum: febre, tosse e dificuldade para respirar, explica a professora Olvani Martins da Silva, que é chefe do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) e doutora na área.

Para a identificação dos casos, também é investigado o histórico de viagens recentes para áreas com transmissão, feitas nos últimos 14 dias pelo possível infectado pelo vírus.

As formas de prevenção também são parecidas com as indicadas para outras doenças infectocontagiosas. Entre as orientações, a pesquisadora destaca:

  • Ao tossir ou espirrar, proteja o nariz e a boca com lenço de papel e descarte-o em seguida;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;
  • Lave as mãos com água e sabão por 20 segundos pelo menos ou utilize desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados;
  • Evite contato próximo com pessoas doentes;
  • Em casos de suspeita dos sinais e sintomas do novo coronavírus, procure os serviços de saúde.

O Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste também produziu um informativo com orientações sobre o coronavírus. Confira as orientações.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina pode ser acompanhada pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h