Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/10/2019-15h23

Curso de Administração Pública da Udesc Esag alinha formação com novas tendências da área

Aplicativo desenvolvido por estudantes do curso: inovação e tecnologia são um dos eixos de formação - Foto: Reprodução
Inovação e tecnologia, sustentabilidade, participação do cidadão nos assuntos públicos, articulação de redes de pessoas e organizações, gestão de cidades. O curso de graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, deve mudar a partir do segundo semestre de 2020, com uma formação de ponta e mais flexível para os alunos.

O Departamento de Administração Pública da Udesc Esag aprovou nesta terça-feira, 15, o novo projeto pedagógico do curso. O documento prevê mudanças importantes na grade curricular e abre mais possibilidades aos estudantes, alinhando-se às tendências internacionais mais avançadas na área. O projeto ainda precisa ser aprovado por outras instâncias na universidade, mas a previsão é de que comece a valer para os alunos que ingressarem a partir do semestre 2020/2.

O curso atual teve seu projeto pedagógico aprovado em 2007 – e já demandava atualização. “Havia a necessidade de adequar o curso às transformações que o mercado de trabalho para administradores públicos tem requerido desses profissionais, seja em funções nos governos, nas empresas privadas ou nas organizações da sociedade civil”, explica a professora Simone Ghisi Feuerschütte, relatora do novo projeto aprovado no departamento.

Flexibilidade

As disciplinas do novo currículo foram organizadas em quatro “percursos formativos”, cada um com ênfase num tipo de profissional: gestão pública (atuação em órgãos do governo); política e políticas públicas (políticos e formuladores de programas); governança e coprodução (articulação de redes dentro e fora do governo) e inovação no setor público (transformação digital e inovação social).

“Esses percursos formativos são diferentes de especializações ou habilitações só para uma determinada área, já que os estudantes vão passar por todos eles”, explica o professor Leonardo Secchi, presidente da comissão que sistematizou o projeto. “Mas se o aluno tiver em mente um tipo específico de atuação profissional, poderá buscar uma ênfase maior nas disciplinas daquele percurso, que estarão articuladas em si, direcionando sua formação”.

Fora da sala de aula

O novo projeto prevê também mais disciplinas na modalidade de educação a distância (EAD) – entre 7 e 14% da carga horária do curso, a depender das opções do aluno. Também estimulará o intercâmbio (cumprir parte do curso em outras universidades, nacionais ou estrangeiras), ao facilitar a validação das disciplinas externas como “tópicos especiais” – inclusive na modalidade EAD, condicionada à aprovação do colegiado do departamento.

Conheça as opções de intercâmbio para alunos da Udesc Esag em udesc.br/esag/intercambio.

A carga horária total se mantém, mas com disciplinas mais bem distribuídas entre as oito fases (4 anos) de curso. Hoje elas são mais concentradas no fim da graduação. A ideia é que, nas fases finais, o aluno esteja mais livre para se dedicar ao trabalho de conclusão de curso (que terá um padrão mais acadêmico) e ao novo estágio curricular, que com uma vivência de 72 horas que poderá ser feita em uma organizações públicas, empresariais ou da sociedade civil.

Tramitação

Depois de ter sido aprovado pelo Colegiado Pleno do Departamento de Administração Pública, o projeto segue agora para o Conselho de Centro (Concentro) da Udesc Esag. A etapa seguinte é a elaboração de um parecer técnico pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), que orientará a discussão no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Udesc. Como não tem impacto financeiro, o projeto não precisará passar pelo Conselho de Administração (Consad).

A última etapa é a aprovação do projeto pelo Conselho Universitário (Consuni). Se tudo correr dentro dos prazos previstos, os calouros aprovados no próximo vestibular de inverno da Udesc já iniciarão o curso de Administração Pública da Udesc Esag no novo currículo.

Mais informações

O curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag, criado há 15 anos, foi um dos três primeiros do Brasil na área. Hoje, são mais de 250 graduações correlatas no país, entre as quais o curso da Udesc sempre esteve entre os mais bem conceituados, tanto nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC) quanto em rankings privados, como o Guia do Estudante da Editora Abril. 

Mais informações sobre o novo projeto pedagógico do curso podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública (DAP) pelo e-mail ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aplicativo de pagamentos e emissão de notas fiscais criado por alunos
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h