Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2017-18h15

Direção da Udesc Faed divulga continuidade dos projetos para 2018

Reunião de Avaliação e Planejamento entre as direções Geral e de Ensino e as Chefias Departamentais da Faed (Foto: Carolina Hommerding)
A direção Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em conjunto com a direção de Ensino de Graduação, Secretaria de Ensino de Graduação e chefias departamentais dos cursos de Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia, realizou em 19 de dezembro uma reunião de avaliação do ano de 2017. No encontro foram avaliados os fluxos e atividades do semestre, principalmente nos aspectos pedagógicos.

Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil

O diretor de Ensino de Graduação, professor Celso Carminati, destacou que o primeiro semestre de 2018 iniciará com o funcionamento do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape), aprovado no Conselho de Centro (Concentro) e que será executado pela equipe formada pela técnica universitária Patrícia Alves Godinho, que coordenará o Núcleo, e pelas professoras Patrícia Mendes e Lucilene Lisboa de Liz, do departamento de Pedagogia, e Elisa Delfini Corrêa, do departamento de Biblioteconomia.

O Nuape será um ambiente acolhedor com funções específicas de atuação nas seguintes frentes: atendimento educacional especializado; apoio pedagógico a professores; apoio psicopedagógico a estudantes que necessitam de suporte afetivo, emocional e pedagógico em seu percurso formativo; e curso extracurricular de produção textual.

Horário das aulas no período noturno

Em 2017 a direção Geral iniciou um estudo junto às Chefias de departamento para alteração dos horários das aulas do período noturno, a ser implantado no segundo semestre de 2018. “Pensamos nesta discussão considerando a histórica demanda de estudantes trabalhadores e da comunidade acadêmica”, ressaltou a diretora geral, professora Julice Dias.

As discussões sobre o projeto serão levadas para as reuniões dos Colegiados Plenos Departamentais e nos Núcleos Docentes Estruturantes para avaliação e sugestões nas reuniões de fevereiro, março e abril. Após este cronograma a proposta será encaminhada ao Concentro para aprovação no mês de maio.

Formação Continuada

O retorno às atividades, voltadas aos professores da Udesc Faed, será em 7 de fevereiro de 2018. A Semana de Formação Continuada iniciará às 14 horas, no auditório Tito Sena, com acolhida da direção Geral. No dia 8 de fevereiro serão realizadas as reuniões departamentais e no dia 9 as reuniões pedagógicas para elaboração dos planos de ensino e planejamento integrado interfases.

No dia 14 de fevereiro ocorrerá a abertura do semestre, com a conferência do professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), intitulada “Relações cotidianas e diversidade nos espaços da Faed”. No dia 15 a professora Alda Junqueira Marin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abordará a “Reforma curricular das licenciaturas”. E no dia 16 o “Fórum de discussão: ambiente inovador de aprendizagem” será conduzido pelo professor Maurício Capobianco Lopes, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Clique aqui e confira a programação completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512    

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h