Adriana defendeu tese no PPGE - Foto: Divulgação
A professora Adriana Macarini defendeu a tese "Formação continuada para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Navegantes: cenários e perspectivas", no curso de doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A banca ocorreu na última segunda-feira, 12.
Vereadora de Navegantes e supervisora escolar efetiva na Escola Municipal Bernadete Gaya Muller, Adriana fez sua tese com orientação do professor Lourival José Martins Filho.
A pesquisa visou analisar a formação continuada na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Navegantes no período entre 2015 e 2020.
Qualificar processos
A nova doutora agradeceu a contribuição da Udesc na sua formação. "Por meio da minha pesquisa, posso contribuir para qualificar ainda mais os processos de formação continuada de professores e professoras da rede de ensino de Navegantes."
"O universo que se constituiu como contexto da pesquisa foi a rede municipal de ensino de Navegantes pelo meu vínculo e proximidade com a formação inicial e continuada de professores do município, e, sobretudo, por minha atuação como supervisora escolar", conta Adriana.
Segundo a pesquisadora, "são 21 escolas que atendem predominantemente o ensino fundamental, com cerca de 10,3 mil alunos, e 29 escolas que atendem predominantemente a educação infantil, com aproximadamente 5.884 educandos".
A coordenadora do PPGE, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, destaca a importância do programa na formação de docentes para a educação básica catarinense. "O programa é referência em pesquisas que dialogam com redes e sistemas de ensino", afirma a professora.
Acesse o
site do PPGE e a
lista de teses defendidas.
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