Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/12/2022-20h13

Doutorado em Educação da Udesc Faed tem tese sobre formação docente em Navegantes

Adriana defendeu tese no PPGE - Foto: Divulgação
A professora Adriana Macarini defendeu a tese "Formação continuada para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Navegantes: cenários e perspectivas", no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A banca ocorreu na última segunda-feira, 12.

Vereadora de Navegantes e supervisora escolar efetiva na Escola Municipal Bernadete Gaya Muller, Adriana fez sua tese com orientação do professor Lourival José Martins Filho.

A pesquisa visou analisar a formação continuada na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Navegantes no período entre 2015 e 2020.

Qualificar processos

A nova doutora agradeceu a contribuição da Udesc na sua formação. "Por meio da minha pesquisa, posso contribuir para qualificar ainda mais os processos de formação continuada de professores e professoras da rede de ensino de Navegantes."

"O universo que se constituiu como contexto da pesquisa foi a rede municipal de ensino de Navegantes pelo meu vínculo e proximidade com a formação inicial e continuada de professores do município, e, sobretudo, por minha atuação como supervisora escolar", conta Adriana.

Segundo a pesquisadora, "são 21 escolas que atendem predominantemente o ensino fundamental, com cerca de 10,3 mil alunos, e 29 escolas que atendem predominantemente a educação infantil, com aproximadamente 5.884 educandos".

A coordenadora do PPGE, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, destaca a importância do programa na formação de docentes para a educação básica catarinense. "O programa é referência em pesquisas que dialogam com redes e sistemas de ensino", afirma a professora.

Acesse o site do PPGE e a lista de teses defendidas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Adriana defendeu tese no PPGE
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h