Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/02/2020-17h48

Editora Udesc lança catálogo com 56 obras restabelecidas ao seu acervo histórico

Coordenadora da editora, Marcia Kroeff, orientou TCC na Biblioteconomia sobre tema - Foto: Pedro Correa
A partir deste mês, 56 obras recém-incorporadas pela Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estarão disponíveis para consulta pública.

O Catálogo de Obras Restabelecidas resultou do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Sandriany Cansian, que foi aluna da graduação em Biblioteconomia e teve orientação de Marcia Kroeff, coordenadora da editora e professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

As obras, até então sem registro oficial do International Standard Book Number (ISBN) vinculado à Editora Udesc, agora compõem o acervo histórico e o patrimônio da universidade. Os livros foram classificados, catalogados, indexados e incluídos no sistema Pergamum da Biblioteca Universitária da Udesc.

Marcia conta que foram necessários dois anos para identificar, localizar e obter as obras. Publicados entre 1970 e 2013, os títulos foram adquiridos por compras em sebos e transferências do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH/Faed) e da Biblioteca Central, além de doações dos autores.

Descobertas

Entre os achados, a coordenadora destaca o livro mais antigo da editora, "Do sonho à miséria e à morte", datado de 1970, de autoria de Altino Flores. Marcia também ressalta que, em 1975, foi criado o primeiro conselho editorial. "Ou seja, agora se sabe que houve, no passado, iniciativas que visaram constituir uma editora sólida dentro da universidade".

A coordenadora destaca a importância da ação para a Udesc. "Armazenar, organizar e dar acesso aos registros de informação é possibilitar a recuperação do conhecimento, da história e da preservação da memória institucional", ressalta.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8098 e 8100 e pelo e-mail editora@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h