Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/05/2023-16h13

Egressa da Udesc Faed é aprovada para doutorado em duas universidades dos Estados Unidos

Carolina W. Van Parys de Wit é egressa da Udesc Faed e cursará doutorado nos Estados Unidos (Foto: divulgação)
A pesquisadora Carolina Wanderley Van Parys de Wit, egressa do curso de graduação em História e do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve seu projeto de doutorado aprovado em duas universidades dos Estados Unidos: Berkeley e Duke.

Carolina ingressou no curso de História da Udesc Faed, em 2014. Foi bolsista de extensão, de iniciação científica, de mestrado, e atualmente é vice coordenadora do Programa de Pesquisa e Extensão Arquivos Marginais. Pesquisa a história das mulheres no cárcere e a história pública relacionada aos arquivos marginais.

“No primeiro semestre da graduação de História estava fazendo a disciplina de Iniciação à Pesquisa Histórica, com a professora Viviane Borges, e participei de uma oficina com a documentação da penitenciária, e logo me interessei muito pela documentação, sobre a temática, trabalhar com aquele tipo de acervo, então entrei no Projeto Arquivos Marginais, onde permaneci até me formar, em 2018”, relata.

Carolina fez sua dissertação de mestrado sobre as mulheres encarceradas em Florianópolis entre 1930 e 1963, com orientação da professora Viviane Trindade Borges. “Segui minha linha de pesquisa e agora no doutorado a minha ideia continua sendo trabalhar com essa questão da criminalidade feminina, com o encarceramento em massa”, explica.

A pesquisadora enviou sua proposta de doutorado para diversas universidades, participou de entrevistas, e recebeu cartas de aceite das universidades norte americanas de Berkeley e Duke. A decisão foi pelo programa de História da Berkeley, que oferecerá bolsa integral para os seis anos do curso, que terá início em agosto de 2023.

“Escolhi a Berkeley porque o corpo docente com quem irei trabalhar poderá contribuir muito para a minha pesquisa, nas questões transnacionais, nesse processo de encarceramento feminino e criminalidade feminina no Brasil, mas conectado também com outros países da América Latina”, ressalta Carolina.

“Foi com imensa alegria e orgulho que recebemos a notícia destas aprovações”, ressaltou a professora Viviane Borges, orientadora de mestrado de Carolina e coordenadora do Projeto Arquivos Marginais, criado em 2011.

Arquivos Marginais

Mais informações sobre o Programa de Pesquisa e Extensão Arquivos Marginais na página arquivosmarginais.com e no Instagram @arquivosmarginais_.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h