Encontro em Florianópolis, primeiro de seis pelo
Estado, ocorre neste sábado - Arte: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), é uma das organizadoras dos encontros regionais preparatórios para a segunda Marcha Nacional das Mulheres Negras, que ocorrerá em 25 de novembro, em Brasília, dez anos após a realização da primeira edição.
A organização para o evento, que ganhou o nome de Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, ocorre em todos os 27 estados do País por meio de Comitês Impulsores Estaduais, Municipais e Regionais. Em Santa Catarina, doze entidades integram a iniciativa. O Neab da Udesc é representado pela técnica Maria Helena Tomaz, do Centro de Educação a Distância (Cead).
Neste sábado, 28, às 13h, as organizadoras realizam o Encontro Regional SC Marcha Nacional das Mulheres Negras na Grande Florianópolis - Antonietas em Marcha. O evento ocorrerá na Escola Olodum Sul, no Bairro Jardim Atlântico, na Capital.
Cerca de 50 lideranças femininas negras, de 22 municípios da mesoregião da Grande Florianópolis, participarão das atividades. Maria Helena é a coordenadora do evento.
O evento na Capital é o primeiro de uma série de seis, em todas as regiões catarinenses. Conforme as organizadoras, os encontros regionais "são fundamentais para fortalecer nossa organização territorial e construir coletivamente as pautas que serão levadas à marcha nacional".
Também estão previstos encontros nas regiões do Vale do Itajaí (em Itajaí, em 5 de julho), Sul (Criciúma, em 12 de julho), Norte (Joinville, em 19 de julho), Serrana (Lages, em 26 de julho) e Oeste (Chapecó, em 2 de agosto).
Mais informações sobre a marcha podem ser obtidas nos perfis do Instagram do
Neab Udesc, do
Comitê Impulsor Estadual e do
Comitê Impulsor Nacional.
Sobre o Neab
Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.
Mais informações podem ser obtidas no
site.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454