Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/04/2020-17h00

Equipe da Udesc Alto Vale faz protetores faciais para auxiliar no combate à pandemia

Bombeiros Voluntários de Ibirama começaram a usar  protetores faciais feitos na Udesc Alto Vale - Foto: Div.
Professores e estudantes do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, estão produzindo protetores faciais (face shields) para doar a organizações e profissionais da região que atuam no combate à Covid-19.
 
A iniciativa conta com os docentes Sergio Marian e Paolo Moser e os alunos Rudney Dolla e Jorge Luiz dos Santos.

Marian, que também é diretor de Extensão da Udesc Alto Vale, atua no contato com a comunidade e na logística de captação de materiais e distribuição dos equipamentos produzidos. Já o professor Moser presta o suporte técnico necessário para a  configuração dos equipamentos utilizados na fabricação.

Os protetores são produzidos por Dolla com uma impressora 3D do centro. Aluno da quinta fase de Engenharia de Software e bolsista do Laboratório de Robótica (Labot), ele atua como voluntário na iniciativa e dedica cerca de dez horas por dia à atividade na Udesc Alto Vale. São impressas, em média, quatro protetores por dia.
 
A ação também conta com o apoio do estudante Jorge Luiz dos Santos, que é calouro do curso de Engenharia de Software e complementa a produção trabalhando da sua residência.

Entidades beneficiadas

Quase 50 protetores faciais já foram produzidos e entregues para os hospitais Waldomiro Colautti, de Ibirama, e de Indaial, para as secretarias de Saúde de Lontras e de Presidente Getúlio, para os bombeiros voluntários e para o Samu de Ibirama.

Os insumos para a fabricação foram repassados à unidade pela Udesc Joinville. Interessados em contribuir com a ação podem doar folhas de acetato, filamentos para impressora 3D e elásticos de roupa, utilizados para a manufatura dos protetores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 98402-1162 e pela página do Labot no Facebook.

Em todas as suas unidades, a comunidade acadêmica da Udesc segue mobilizada em ações diversas contra a pandemia, com atividades que envolvem alunos, técnicos e professores.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bombeiros Voluntários de Ibirama receberam protetores faciais feitos na Udesc Alto Vale
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h