Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2020-18h01

Estudante da Udesc é vencedor de premiação em Design entre universidades do Sul do Brasil

Hugo Horácio Duarte foi vencedor na categoria teórico

Resumo do trabalho do estudante de Design Hugo Duarte. Imagem: Divulgação.
O estudante do curso de graduação em Design Gráfico, Hugo Horácio Duarte, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi um dos vencedores do prêmio Bom Design 2020, uma premiação voltada às universidades do Sul do Brasil.

O trabalho do estudante “O Pensamento Projetual Espontâneo: resistência negra no período escravocrata brasileiro através de sua produção de imagens de artefatos” foi defendido em 2019, no mês da Consciência Negra, novembro e ganhou na categoria “Trabalho de Conclusão de Curso – Teórico”.

Sob a orientação do professor Douglas Antunes, o trabalho tinha como objetivo principal da pesquisa fazer um inventário de caráter exploratório e apontar ícones da resistência negra ao longo do período escravocrata brasileiro, como forma de reconhecer e valorizar a história e as estratégias de luta dos povos negros que constituem a formação sócio-cultural-racial nacional.

Para isso o trabalho utilizou a base metodológica o design anthropology. “Uma área interdisciplinar e horizontal onde há benefícios tanto para o design quanto para a antropologia. Por isso, a contribuição para a antropologia foi tratar a resistência como a expressão de um sentimento socialmente construído chamado aqui de La-aye, em yorubá, que significa “com vida”, explica o estudante.

O estudante reforça ainda que o Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) da Udesc Ceart foi o órgão que possibilitou a pesquisa. “Justamente porque a pesquisa, além de tudo, tem recorte das diversidades, num momento histórico, tanto é que a defesa foi no mês da consciência negra, em 2019, organizada pelo Nudha que me deu todo o auxílio”, agradece Hugo.

Uma das importâncias desse estudo, de acordo com o orientador, é que ele mostra o a possibilidade de pensar além no campo do Design e do projeto. “A gente descontrói a ideia de que projeto é somente um campo ligado aos projetos industriais do mundo contemporâneo. Conseguimos ampliar essa dimensão e compreender que o ato criativo de artefatos e imagens, focando na objetividade, sempre existiu nas várias culturas, nas várias etnias, em diversos lugares”, afirma o professor.

Além disso, Douglas destaca sobre o enfoque dado à técnica do Design e o aspecto político apresentado, a partir da abordagem de questões étnicas e raciais no campo do Design, aspecto este que, segundo ele, tem pouca produção na área, o que vem a contribuir com o seu crescimento. “Ao se ganhar um prêmio você dá projeção a um tema que é pertinente no campo do Design que tem pertinência e que no mundo contemporâneo é de extrema relevância e que fará com que outras pessoas se sensibilizem com ele, seja na pesquisa ou seja como leitores refletindo sobre esse conceito e campo dentro do Design”, finaliza Douglas.

Sobre o prêmio

Criado em 1987, o Bom Design foi editado originalmente até 1996 e retomado em 2010 pela Prodesign Paraná e pelo Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Design do Paraná. É uma premiação que acontece anualmente e que dá destaque aos trabalhos de graduação de instituições de ensino superior do sul do país, as quais são reconhecidas e regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC).

“O objetivo é conferir prestígio e visibilidade aos melhores trabalhos de conclusão de curso ou equivalentes, do ponto de vista dos profissionais atuantes no mercado e promover um espaço de discussão entre as práticas profissionais e as instituições de ensino de Design”, diz a descrição do prêmio em sua página oficial na internet

Confira aqui todos os vencedores e as menções honrosas concedidas em 2020. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h